Peguei! - BMW 325i 2011

Sessão destinada a Série 3

Peguei! - BMW 325i 2011

Mensagempor Borjao » 03 Jan 2017, 18:29

Boa noite amigos de fórum!

Então, finalmente tenho na garagem um legítimo BMW.
Troquei o Mini Cooper Countryman S ALL4 11/11 em uma 325i 10/11 bem novinha, com apenas 45mil km rodados!

Carro fantástico, o "prazer em dirigir" realmente é outro!
Tô muito satisfeito no geral com o carro, mas como sempre, gostaria de colher algumas informações com os amigos mais experientes daqui.
Sei que são perguntas frequentes, mas a busca do fórum pelo menos pra mim não ta funcionando, e me parece também que a 325i é mais rara por aqui, então vamos lá:

Moro em Minas Gerais, cidade nem muito quente nem muito fria nas respectivas estações do ano, e uso o carro de forma comum, ir no centro, fazer uma viagem aqui perto etc... nada de track day, arrancadas ou coisa do tipo.


1 - > óleo motor: 5W-30 ou 5W-40? E qual a quantidade? No manual não fala nada referente a capacidade do cárter, tampouco do reservatório de líquido de arrefecimento.
2 -> consumo de combustível dos 6cc: alguém tem relatos? na internet achei que deveria ser algo pelo menos em torno de 6,5km/l no uso urbano, confesso que ainda rodei pouco aqui porém o CB ta marcando 4,5 e o tanque ta realmente "descendo". Já encomendei filtro de oleo, ar e as velas NGK Iridium pra trocar. Devo fazer algo mais? Limpeza de bicos? TBI? Se sim, São serviços tranquilos ou são mais caros/demorados e que exigem uma mão de obra mais especializada pra fazer? O rastreamento já foi feito e não deu nenhum erro...
3 -> calibragem dos pneus: relatos aqui do fórum, colocam 33 na frente e 37 atrás. O antigo dono me falou que usava 30 nas 4. Mudei pra 33/36, ficou um pouco mais sensível aos buracos.. o que acham? Pra registrar: rodo com pneus convencionais, são Continental e estão em ótimo estado. Medidas originais: 225/45 R17.

4 -> no mais, gostaria de saber se o conjunto tem algum detalhe crônico pra ficar atento


por enquanto é isso, desde já agradeço a quem puder ajudar!

e claro, vou providenciar fotos da nave pra deixar registrado aqui


Abraço!!
Borjao
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Re: Peguei! - BMW 325i 2011

Mensagempor loudenvier » 03 Jan 2017, 19:20

1) Use qualquer um dos dois, mas o pessoal (e eu inclusive) prefere 5W40. SEMPRE óleo BMW LL-01, nunca LL-04. Não vou repetir aqui as informações, devore o tópico: http://www.forumbmwbrasil.com.br/viewtopic.php?t=6474

2) Deve ficar entre 6,5 e 8,5km/l na cidade, mas depende de onde você mora. Se tiver muitos aclives e declives, vai ser ruim o consumo mesmo!!! Experimente colocar PODIUM no tanque e pegar uma estrada boa, fazens uns 100KM pelo menos e veja o consumo rodoviário... Assim vai dar pra saber se tem algum problema... As velas IRIDIUM podem não ser as melhores para a BMW (não estou certo disso! pesquise no forum), mas velas são pra trocar perto dos 80.000KM na 325i... portanto não devem ser problema. Nada de descarbonizar nada... Isso é empurroterapia 99,9% das vezes. Limpar bico tb não, só se tiver com problema aparente mesmo.

3) Use sempre 2psi a mais atrás que na frente... fique entre 32 e 38 nos dianteiros, somando 2 pra trás...

4) A única coisa que ocorre de mais comum na 325i, e em TODOS os 6 cilindros da BMW, é a queima de bobinas. Minha 130i queimou 1 em 8 anos. Nos mexidos, turbo, queimam com mais frequência ainda. Mas isso não ocorre toda hora... e quando ocorrer, a original BOSCH fora da BMW é encontrada entre 150 e 250 reais (na BMW custa 440).

No mais, acho essa a melhor série 3 de sua época. A mais confortável e confiável, sem os exageros da 335i e as faltas da 320i.
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Re: Peguei! - BMW 325i 2011

Mensagempor Borjao » 03 Jan 2017, 20:54

Primeiramente, obrigado pela atenção!

Então, no manual mesmo fala pra usar preferencialmente o BMW LL-01, por tanto nem cogitei o LL-04. Bom saber sobre a preferência pelo 5W-40, vou ficar com ele.

Quanto ao consumo, infelizmente aqui na minha cidade não tem Podium, vou dar uma rodada nos postos pra ver se não apareceu alguma das outras premium. Já sobre as velas, levei rapidamente num mecânico sem ser o que tenho costume, camarada não é ruim mas também não é a mesma coisa daquele que te atende há anos. Ele recomendou a troca das velas, pesquisei na net (​http://www.e90post.com/forums/showthread.php?t=53375) e na ECS (https://www.ecstuning.com/BMW-E90-325i- ... park_Plug/) e achei o código das NGK Iridium e encomendei, vamos ver. Inclusive por eu ter usado a ECS, queria saber se todas as peças são idênticas ao 3.0L vendido nos EUA.

A calibragem vou abaixar 1 libra atrás então. Poderia experimentar abaixar na frente, mas acho que o carro já é muito baixo, vai ficar mais fácil ainda de raspar, apesar de ganhar conforto ao rodar né...

As bobinas eu vi que tem uma nota de serviço, uma já foi trocada e o antigo dono comprou usada. Quando conferi as velas, vi que uma era diferente da outra mesmo e pesquisando pelo ECS, vi que o camarada colocou uma que segundo o site era para carros produzidos até 2006. Já encomendei uma bosch nova pra colocar no lugar.

O carro não apresenta falha nenhuma no scanner nem ao rodar, não rateia nem nada, ta muito firme e confiável, porém se esse consumo mantiver vai ser uma triste frustração, esperava pelo menos 6,0 km/l aqui dentro.

Queria saber também a quantidade de aditivo devo colocar no reservatório, pois também penso em fazer a limpeza do mesmo e no manual ~como falei, não se encontra essa informação, nem mesmo a quantidade de óleo a colocar em uma troca com filtro... e por falar em troca de óleo novamente, qual km ideal pra trocar? No CB marca 9000km, no mini cooper e audi a3 que tive marcavam próximo disso mas eu trocava com pouco mais de 5mil.
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Re: Peguei! - BMW 325i 2011

Mensagempor loudenvier » 03 Jan 2017, 21:50

Quanto ao óleo, fica tranquilo!!! Pode trocar com 9.000 ou 10.000KM. Deixa que o CB te avisa. Eles são muito conservadores... Nos EUA trocam com 16.000KM!!!

Realmente se há velas diferentes e tudo mais, troque logo pela original mesmo. Provavelmente deu o problema na bobina e o mecânico trocou a vela primeiro, ou a vela sofreu com a má queima da bobina e acabou sendo trocada.

Faz o teste rodoviário pra ver.. deve dar uns 11... Se você ficar nos 110km/h de limite!

A quantidade de óleo na 325i é a mesma da 130i (embora o motor seja menor, a capacidade do cárter é igual), e são 6.5L, incluindo filtro. Guarde os 0,5L pra improvável possibilidade de ter que completar (apenas complete se pedir, porque entre o mínimo e o máximo é o ideal, não faça como muitos que completam se chegar na metade!!!). Eu nunca usava esse 0,5L e acabava usando só na troca seguinte... Aí só comprava 6L e completava com esses 500ml
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Re: Peguei! - BMW 325i 2011

Mensagempor Borjao » 03 Jan 2017, 22:40

show, vou fazer desse jeito aí então!!

e quanto ao filtro de ar, vc troca em toda troca de óleo? só original ou pode usar WEGA por exemplo?

e loeo da transmissão? no manual também não fala nada "/
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Re: Peguei! - BMW 325i 2011

Mensagempor gamayer » 04 Jan 2017, 07:50

Bom dia amigos!
Borjao, parabéns pela conquista! Vi que você pediu sobre o aditivo de radiador caso precise efeituar a troca, recomendo o uso do Pentosin Super com o uso de água deionizada. A proporção se não não me engano é 1:1 (metade água, metade aditivo), isso inibe a corrosão do sistema e mantém a temperatura constante. Não é o aditivo mais barato, mas é homologado pela BMW e preserva a integridade de todo o sistema. Sobre o filtro Wega.... Já usei o de ar, não tenho reclamação, óleo não recomendo, mas se a diferença não for grande, use um original ou mann ou Hengst que não tem erro!

Sobre o óleo de caixa, A bmw diz que é lifetime oil (com vida de 10,0000 milhas) a pelican recomenda troca com 50,000. Acredito que você ainda tenha uma boa quilometragem até a troca (se quiser trocar) mas caso queira trocar, segue o link com o tutorial do procedimento e o tipo de óleo.

http://www.pelicanparts.com/BMW/techart ... lacing.htm
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Re: Peguei! - BMW 325i 2011

Mensagempor brunosouzapn » 04 Jan 2017, 08:07

Basicamente eh isso tudo ai que o loudenvier falou.

Quanto aos pneus eu usava 32 frente e 34 atrás. Meus pneus eram duros e estavam velhos e troquei por 4 michelin, foi colocado 35 em todos, o caro está mais macio do que quando andava com 32, (um pneu de qualidade faz grande diferença) vou passar pra 32/34 na próxima oportunidade, tem que calibrar o pneu frio, os pneus mais vazios se não me engano devem gastar mais rápido e consumir mais combustível, mas pouca coisa creio eu, porém o carro fica mais confortável (é notável a diferença) e quanto a raspar isso não adiantava calibrar pneu, vai raspar com 30 ou com 40psi o carro é grudado no chão mesmo, não tem muito o que fazer, se tiver suspensão M então é melhor ainda hehe...

Fique próximo do que pede na porta se n me engano pede algo entre 33 na frente e 38 atrás, porém pra mim fica duro acima de 35 então deixo 32 (sempre ando sozinho), pra andar com o carro vazio vai de 32/33, se for andar com o carro carregado aumente a pressão.
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Re: Peguei! - BMW 325i 2011

Mensagempor brunosouzapn » 04 Jan 2017, 08:19

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Re: Peguei! - BMW 325i 2011

Mensagempor Borjao » 04 Jan 2017, 16:06

Companheiros, mais uma vez agradeço o retorno e a ajuda prestada.

O filtro de oleo vou comprar hengst então.
Quanto ao de ar, bom saber que o wega atende, porém ainda fiquei com a dúvida se ele deve ser trocado abém em toda vez que trocar o óleo. De qualquer forma, acho que trocando o oleo a cada 10mil km conforme foi recomendado, acaba compensando trocar o filtro de ar junto.

Quanto aos pneus, sempre usei michelin, quando coloquei no audi a3 que eu tinha também pude perceber essa mrlhora. Meus continental ainda estão muito boms, vou economizar no momento.

Ja o cambio, bom saber que é igual ao da Amarok do coroa, show de bola.


Vou aguardar aa velas chegarem e tal e vou relatando aqui como a viatura se comporta...


Abraços!!
Borjao
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Re: Peguei! - BMW 325i 2011

Mensagempor Borjao » 08 Jan 2017, 13:03

É pessoal, tô viajando e a BM ficou com meu pai pra experimentar. Ele fez uma viagem curta de cerca de 250km, relatou que o carro realmente se comporta muito bem. O consumo porém realmente esta elevado, o trajeto e modo de condução dele são tranquilos, e o CB marcou média de apenas 7,9km/l. O que devo olhar primeiro?

Outra coisa, segundo ele, ao frear para passar em um quebra molas por exemplo, da pra ouvir um estalinho, aparentemente na partr da frente do carro... alguem tem ideia do que pode ser?
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