Manutenção Preventiva 130i

Sessão destinada a Série 1

Manutenção Preventiva 130i

Mensagempor FabricioBot » 16 Fev 2016, 17:13

Fala pessoal, tudo certo?

Resolvi abrir este tópico pq me surgiu uma pequena dúvida...Bom, começando do início: tenho uma BMW 130i 07/08, adquiri há 01 ano e rodei aproximadamente 10.000 km até então. Hoje ela está com 58.000 km. Troquei recentemente óleo (motul 8100) e filtro de óleo. Já havia trocado filtro de ar e de cabine. Completei também o liquido de arrefecimento, com o original que comprei na concessionária. De manutenção fiz apenas isso até hoje, desde que peguei.

A dúvida que me surgiu foi a seguinte: nos carros convencionais, a revisão mais pesada geralmente é aquela por volta de 60.000 a 80.000 km, onde se troca correia dentada, de acessórios, tensores, rolamentos, velas e etc. Sabendo que meu carro tem corrente, logo não se faz a troca da correia dentada, qual seria então a manutenção preventiva que devemos fazer (e com qual km ou tempo)? Sei que existem peças que fazemos mesmo a manutenção corretiva, pois não valeria a pena fazer preventivamente. Acredito ser o caso de amortecedores, retentores, etc. (ou seja, só trocamos quando estoura mesmo).

Como ando pouco com o carro, de 2 a 3 vezes por semana (aproximadamente 10.000 km por ano), mas que cuido do carro como filho rsrs, o que seria primordial trocar no meu caso? Com qual km e tempo? tensores? rolamentos? correia de acessórios? velas? Ou deixo para trocar ao "sentir algum desgaste ou falha"? hehehe

Hoje o carro parece estar impecável! E só pego estrada boa, livre de transito. O carro desenvolve bem...

Abraços confrades e agradeço antecipadamente pela ajuda que vier!
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Re: Manutenção Preventiva 130i

Mensagempor depacecel » 17 Fev 2016, 15:46

Voce tem o manual de serviços do seu carro, caso tenha, no manual de serviços possui alguma tabela com os serviços a serem realizados no carro de acordo com a quilometragem, como nos carros da VW, Honda, Gm, etc....?
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Re: Manutenção Preventiva 130i

Mensagempor FabricioBot » 17 Fev 2016, 16:54

Pois é depacecel, eu tenho todos os manuais, mas não há (ou não encontrei) informações sobre estas trocas. Geralmente nos manuais, como vc falou, existe uma tabela resumo com estas informações (do meu ex-citroen e da minha moto honda constam exatamente esta tabela resumo). Mas parece que no da BMW não tem...ou está me faltando algum manual...vou até conferir melhor. Mas o ex-dono me passou todos os manuais sim, tudo direitinho...Qualquer novidade trago para vocês aqui!
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Re: Manutenção Preventiva 130i

Mensagempor loudenvier » 17 Fev 2016, 18:21

Não existe manual de serviços nas BMWs, o que acho um absurdo. Mas, sinceramente, não tem nada o que fazer mesmo não além do básico:

1) Óleo e filtro de óleo (trocar com 9.000km ou 10.000km, espere o aviso no painel)
2) Amortecedores (esperar dar sinal de problemas)
3) Molas (só se precisar trocar mesmo depois de inspeção e opinião de mecânico)
4) Fluído de freio (trocar a cada 2 ou 3 anos)
5) Líquido de arrefecimento (completar ou trocar a cada 2 ou 3 anos)
6) Velas (trocar quando avisar, quando tiver problema. normalmente passam dos 80.000km)
7) Discos de freio (inspeção visual: troca ou retífica)
8) Pastilhas de freio (esperar o aviso, ou trocar um pouco antes e reutilizar o sensor)
9) Filtro de ar do motor (dura uns 30 a 40.000km, inspecionar, bater se tiver muito sujo e colocar de volta)
10) Filtro do ar condicionado (uns 40.000km fácil! importar do ebay o de carvão ativado e trocar sozinho em 10 min, moleza!!!)

Esse carro não dá problema, e não tem manutenção demais para fazer. O que pode acontecer em casos específicos:

Buchas começarem a perder a eficiência. A troca delas normalmente não fica 100% então as vezes é preciso comprar um braço de direção ou balança novos. Um pouco caro...

Amortecedores são caros tb, melhor importar, mas tenha certeza que são 'M', como os originais, ou seja, tem pressão maior! Senão o carro passará a se comportar como um Série 1 normal (118i ou 120i). Mas não estraga nada!

As vezes é bom colocar o carro em um elevador e "apertar" toda a suspensão...

Ah! Não se esqueça dos pneus e de fazer alinhamento sempre que sentir o carro puxando demais em imperfeições ou freadas.
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Re: Manutenção Preventiva 130i

Mensagempor FabricioBot » 18 Fev 2016, 10:43

Obrigado loudenvier. Sempre com boas respostas. rsrs

Relamente, tudo o que vc citou é o que faço. Gosto de "colocar a mão na massa". Eu mesmo substitui filtro de ar e de cabine. Moleza moleza. Pastilhas: já tenho as dianteiras de reserva. Discos: nunca consegui acabar com algum em todos os meus carros. hehehe Mas irei ficar de olho neles. Velas: pela km do meu carro, irá demorar então. Mas tb ficarei esperto a qualquer sinal de falha.

Em relação a tensores, rolamentos, correia de acessórios (para refrigerar, alternador, etc.)...o que faço com estas peças? Espero dar algum problema? E em relação a fluidos? Existe troca de fluido de direção? (do câmbio eu já estou convencido que não se troca ou mexe). Existe algum outro fluido importante a se inspecionar?

Amortecedores: como peguei o carro usado e, assim, só o conheço assim rsrs acho que está tudo certo. Como tenho uma moto pro dia a dia, e logo logo pretendo arrumar um "cabritinho" tb pro dia a dia, vou esperar "estourar", que assim posso parar o carro na garagem, comprar as peças de reposição e efetuar a troca, sem maiores problemas em ficar sem o carro por alguns dias ou mês. hehehe
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Re: Manutenção Preventiva 130i

Mensagempor depacecel » 18 Fev 2016, 14:28

1. A concessionaria vende separadamente o livreto de manutencao, porem custa em media uns 250 reais.

2. Pesquisando na internet, é possivel encontrar o livreto de manutencao no ebay da Alemanha, segue o link http://www.ebay.com/itm/Original-BMW-Se ... r#shpCntId

3. O fluido de freios, segundo os manuais de outros carros e motos que tenho, é interessante ser trocado a cada dois anos, pois pode dar bolhas de ar no sistema de freios, comprometendo a sua eficiência.
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Re: Manutenção Preventiva 130i

Mensagempor Junin_130i » 05 Mar 2016, 21:12

Boa noite senhores, estive com pensamentos de trair o movimento e trocar minha 130i por um GTI MK7, pensei, li, reli e desanimei!!! estou com minha 130i a 2 anos, ja realizei algumas viagens, sendo algumas por estradas não tão boas, levo a manutenção do carro a sério, e até o momento só alegrias O CARRO NÃO QUEBRA!!!
No fórum do GTI existem paginas e paginas de relatos de problemas de cambio, suspensão e por ai vai, fora os donos dizendo que se chipar vai quebrar! se a graça do GTI é chipar e passar da casa dos 300cv, então não faz muito sentido comprar e não fazer nada!
Vou ficar com minhas 130i e ser feliz por pelo menos mais um ano :D :D ;)
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Re: Manutenção Preventiva 130i

Mensagempor Crecom » 05 Mar 2016, 23:00

Sábia decisão
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