BMW 320 Flex

Sessão destinada a Série 3

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor FGIR » 16 Ago 2015, 13:57

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Re: BMW 320 Flex

Mensagempor mfractal » 16 Ago 2015, 19:01

vamos la :


Chassi 98M3B1001F4A18234 (320i ActiveFlex 2015)
Pistão 11 25 8 606 461
Downpipe 18 32 7 645 666
Cod. motor completo 11 00 2 344 133

Chassi WBA3A510XFKW91456 (328i ActiveFlex 2014)
Pistão 11 25 8 606 459
Downpipe 18 32 7 645 666
Cod. motor completo 11 00 2 304 087

Chassi WBA1A5100EJ499023 (125i ActiveFlex 2014)
pistão 11 25 8 606 459
Downpipe 18 32 7 645 666
Cod. Motor completo 11 00 2 304 087

Ou seja, os 3 tem o mesmo downpipe, 125i e 328i compartilham o pistão, o downpipe e o motor completo, 320i tem pistão diferente e cod. motor diferente.

A unica duvida que sobrou e se tem diferença entre 320i feito na alemanha e 320i feito no brasil.
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Re: BMW 320 Flex

Mensagempor FGIR » 16 Ago 2015, 19:21

Interessante. Mas essa informacao anula o que a pessoa me disse, que nao haveria diferenca entre os pistoes.
Agora o que intriga e como as duas versoes vendidas aqui (328/320) tem a mesma taxa de compressao (10:1), por que teriam codigos diferente dos pistoes. Pelo que sei o que faz mudar a taxa de compressao nesses motores e o pistao "mais cabecudo", ou seja, se tem a mesma taxa de compressao em tese os pistoes seriam iguais.

Na pagina do link abaixo consta como uma das possiveis variaveis de pistao para 320, que usa baixa taxa de compressao (10:1. - como a 328) exatamente o mesmo pistao da 328 relacionado na sua consulta. Pelo que entendi podem ser 3 pistoes de codigo diferente, porem um deles, como dito, tem o mesmo codigo da 328.

Os primeiros pistoes relacionados, pelo que entendi, sao dos motores padrao da 320, com taxa de 11:1. Os ultimos tem codigos diferentes (iguais aos da 328) e que sao usados nos motores das 320 com compressao de 10:1, que imagino sejam os vendidos no Brasil (uma vez que aqui as 320 nao tem taxa de compressao de 11:1)

http://pt.bmwfans.info/parts-catalog/F3 ... t_pistons/
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Re: BMW 320 Flex

Mensagempor mfractal » 16 Ago 2015, 23:35

alias, fotos que comparam os pistoes de compressao 10:1 e 11:1, pena que não foi postado o codigo do pistao 11:1..


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Re: BMW 320 Flex

Mensagempor loudenvier » 17 Ago 2015, 10:43

Amigo, se os pistões são diferentes a taxa de compressão será diferente. Acho que o seu amigo pode ter se equivocado quanto a um ou outro. A BMW pode ter informado a taxa de compressão errada da 320i, ou, realmente, a 320i fabricada aqui está sendo feita com o pistão da 328i. Precisaremos de um chassis de uma BMW 320i recente e fabricada aqui para dirimir a dúvida.
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Re: BMW 320 Flex

Mensagempor mfractal » 17 Ago 2015, 12:04

foi exatamente isso que confirmei ontem, pelo chassi de 320i e 328i nacionais.
320i = 11:1 pelo que estamos vendo.
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Re: BMW 320 Flex

Mensagempor FGIR » 17 Ago 2015, 13:16

Achei algo interessante:

No link abaixo consta os dados do motor N20 com baixa taxa de compressão (10:1), os veículos que ele equipa e os mercados onde é comercializado. Notem, rolando a página, que a única 320 a usar esse motor no mundo e a vendida no Brasil.

http://www.bmwarchive.org/m-code/n20b20u0.html

Já nesse outro link consta os dados do motor N20 alta compressão (11:1), os veículos que ele equipa e os mercados onde é comercializado. Notem que todas as 320 comercializadas no mundo usam esse motor, exceto as comercializadas no Brasil.

http://www.bmwarchive.org/m-code/n20b20u0-hv.html

Sera que a base de dados onde se buscou os códigos dos pistões não está considerando o motor vendido no exterior, que é sempre de alta compressão? Tá estranho isso, não?

Não encontrei agora, mas lembro que qdo as Activeflex foram lançadas na ficha técnica constava compressão de 10:1.
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Re: BMW 320 Flex

Mensagempor mfractal » 17 Ago 2015, 13:25

O que eu verifiquei foi direto no banco de dados da BMW pelo chassi do carro.
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Re: BMW 320 Flex

Mensagempor FGIR » 17 Ago 2015, 21:33

Será que existe a possibilidade de existirem 2 pistões com taxa de 10:1 com códigos diferentes? Pode ser que seja assim apenas para segregar os modelos. Mas sei lá.

Outra coisa que descobri foi que os motores das 320 usam pressão do turbo máxima de 0,55bar. A 328 usa 1,15bar. Isso é mais do que dobro! Se a 320 daqui for de alta compressão, considerando que a podium e o álcool tem alto poder antidetonante, esses carros remapeados vão fácil para 290cv E deveriam fácil ter mais potencial de ganho de potência do que a 328, que usa taxa menor e se favorece menos com a podium e o álcool.

A Fullpower conseguiu 206cv em uma 320 original, cuja pressão do turbo seria em tese 0,55bar. Depois com o remapeados chegou a 250cv. Na pratica esse ganho não foi tão grande, o que seria compreensível pelo fato das duas usarem a mesma taxa de compressão.

Não sei quantos cv o pessoal está conseguindo com o JB4 sem mudanças mecânicas, mas enfim, não acredito que nossas 320 tenham taxa de 11:1 (seria ótimo que tivessem, pois iriam muito mais longe com as características antidetonantes especialmente do álcool)
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Re: BMW 320 Flex

Mensagempor loudenvier » 18 Ago 2015, 10:36

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