LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO BAIXANDO.

Sessão destinada a Série 1

LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO BAIXANDO.

Mensagempor Thiago Teixeira » 10 Jun 2015, 08:12

Bom dia, eu e mais um membro do grupo ambos com uma bmw 118i FULL, a minha 12/13 e a dele 13/14 notamos que a água do radiador fica sempre no mínimo. Alguém que tenha esse carro pode nos tirar essa dúvida se é ali que fica a água mesmo ou realmente estamos passando por problemas parecidos?
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Re: LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO BAIXANDO.

Mensagempor guga » 10 Jun 2015, 08:31

Qual a frequência que vocês enchem e observam que ta no minimo de novo?

Acho que é normal hein... pq o minimo dela é bem perto do máximo... acho que tem alguma coisa a ver com a BMW funcionar numa temperatura maior (normal isso)... ai junta com o clima do Brasil... deve baixar mais liquido mesmo...

Posso ta falando bobeira... a minha baixa um pouquinho tambem...

Abraço!
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Re: LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO BAIXANDO.

Mensagempor loudenvier » 10 Jun 2015, 14:05

A minha não baixa um ml... Por anos à fio...
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Re: LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO BAIXANDO.

Mensagempor jcm » 10 Jun 2015, 15:58

Se voce olhar o reservatorio com o motor frio deve estar bem perto do minimo mesmo, depois quando o motor esquenta o liquido expande e ai deve "aumentar" o nivel
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Re: LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO BAIXANDO.

Mensagempor loudenvier » 10 Jun 2015, 21:24

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Re: LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO BAIXANDO.

Mensagempor JC Klug » 10 Jun 2015, 21:48

Deve ser medido com a temperatura ambiente
se vc medir na temperatura de trabalho, pode ter ser problemas com queimaduras na pele,
e é normal baixar um pouco o nível, motor trabalha em altas temperaturas.
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Re: LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO BAIXANDO.

Mensagempor loudenvier » 11 Jun 2015, 12:54

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Re: LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO BAIXANDO.

Mensagempor R.Elias » 11 Jun 2015, 19:40

Não se mede o nível do sistema de arrefecimento com o carro quente.
Ao abrir a tampa do reservatório de expansão com o motor quente, o sistema vai despressurizar e vai entrar ar.
O ar entra no sistema e fica preso nas galerias, formando bolhas, fazendo com que o motor trabalhe com menos líquido (água desmineralizada + aditivo) do que precisa, podendo levar a superaquecimento.

Se o liquido tá baixando rápido, é bom checar!
Primeiro teste a se fazer é testar a vedação da tampa (se não me engano é 2 bar), com o tempo ela pode perder um pouco a eficiência e não conseguir segurar toda a pressão.
O correto seria não baixar, mas eventualmente pode acontecer uma pequena perda por evaporação, ou mesmo vazamento mínimo.
Eu já completei o nível do meu carro, mas a última vez que fiz isso deve ter quase 1 ano, ou seja, se considerarmos que há um vazamento ou perda de pressão, ela é mínima, e não vale a pena uma intervenção mecânica nesse momento.


Em tempo, como já dito por aqui algumas vezes, não se deve utilizar somente água no radiador. A água pura tem ponto de ebulição a 100c°, e os BMW's passam consideravelmente dessa temperatura.
As vezes eu monitoro a temperatura do meu carro com o scanner bluetooth, e a temperatura de trabalho varia entre 100/110° em condições de transito de cidade grande, em média sempre acima de 100°.
O papel do aditivo é aumentar o ponto de ebulição e evitar a oxidação (tá, o motor é de alumínio, mas há outros componentes que poderão ser prejudicados, como os selos e a própria junta do cabeçote).

Pelos menus ocultos também é possivel verificar a temperatura.
https://www.youtube.com/watch?v=9oSdk8WGTKw
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Re: LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO BAIXANDO.

Mensagempor ncksp » 03 Jul 2015, 09:39

Mangueira e anel de vedação.
Editado pela última vez por ncksp em 30 Dez 2018, 14:05, em um total de 1 vez.
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Re: LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO BAIXANDO.

Mensagempor franciskano » 09 Jul 2015, 19:23

O meu ta baixando o líquido de arrefecimento uns 2 dedos a cada 4 meses, sem sinal de vazamento. Levei lá a primeira vez e diz que o tudo embaixo do compartimento que fica o liquido de arrefecimento ta vazando. Vão trocar o conjunto todo.
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