BMW 320i 2015 vs Volvo V40 T5 2015

Sessão destinada a Série 3

BMW 320i 2015 vs Volvo V40 T5 2015

Mensagempor Valerius » 07 Set 2014, 12:04

Olá Pessoal do Fórum,

Tenho uma BMW 320 Flex 2014 com apenas 3.000 km, e já é minha segunda. tive uma também 2013.
Sei que o título do meu tópico não é bem um comparativo, pois a 320 é um carro sedã, e o volvo v40 é hacth.

Mas a finalidade é somente a comparação preço x potência.

Fui até uma CC da volvo e vi que está chegando uma versão nova do V40 R Design com 8 marchas e 245 cv.
ELe deve chegar com um preço de 140.000,00 segundo o pessoal da cc.

Até então, a competição com o volvo ficava bem distante quando no lançamento do V40 era de 128.000,000 com o motor de 5cc e apenas 180cv e ainda 6 marchas.
Foi lógica a minha opção em comprar o BMW.
Agora, com este novo modelo custando por volta de 140.000,00 completo com teto de vidro, aro 18 e muito mais, começa a ficar um pouco mais perto de se pensar.

Pois não podemos esquecer que um BMW com 245 cv seria o modelo 328i que custa em torno de 180.000,00

O que vocês tem a dizer sobre isso, alguém aqui na teve Volvo?
Sabemos muito bem que a desvalorização é maior que da BMW, mas não podemos esquecer que também é uma marca premium e muito bem conceituada.

Um amigo comprou um XC60 (aquela SUV) no mês passado já com este motor novo de 245 cv e 8 marchas. A dele é blindada, tive o prazer de andar,achei que a resposta do motor é bem legal,
achei que se comparado com o meu BMW 320i ficou meio "pau a pau" mas não podemos esquecer que o carro dele além de ser pesado por ser um SUV é blindado também.

Fico pensando neste motor em um Hatch sem blindagem como o V40, deve ser um rojãozinho não?

Irei fazer um teste drive na CC assim que o carro chegar.

Abraço a todos.!
Valerius
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Re: BMW 320i 2015 vs Volvo V40 T5 2015

Mensagempor Fabio79 » 07 Set 2014, 12:57

Valerius, boa tarde...

Aqui vai minha opinião:

Nunca tive Volvo mas acho os carros sensacionais ! Minha esposa é da Noruega e lá é super popular como em qualquer país escandinavo. Fiz o TD no V40 Dynamic, o de 180 CV e posso dizer que a dirigibilidade mesmo no TD, que foi um percurso relativamente longo, me impressionou e MUITO. Achei o carro um pouquinho mais duro do que minha MB C180 e o toque no pedal é bem sensível. Ele responde bem rápido ! O ronco do motor também é uma coisa a parte !! O acabamento é igualmente muito bom apesar de que na minha opinião, nenhum se iguala à Mercedes-Benz nesse quesito. na Tríade alemã, MB/BMW/AUDI e no Volvo, acho que você estará muito bem servido com alguns prós e contras entre todos. É mais questão de "purismo" e preferência. Mas a verdade é que INFELIZMENTE, Volvo é muito subestimado no Brasil sendo que seu mercado não tem o mesmo peso seja na revenda ou em suporte ao cliente. Eu te juro que nem por isso, descartaria um carro da marca ! Sou o tipo de pessoa que compra o carro por prazer e não pensando no dia que vou vendê-lo. Claro que a XC60 é a que mais sai deste gráfico pois vende relativamente bem e responde pela maior fatia no mercado brasileiro pela Volvo Brasil mas tanto o V40/S60/V60 são espetaculares !! Puro design escandinavo no interior, acabamento no nível dos alemães (Até melhor do que do A4 e A5 da AUDI, na minha opinião) e dirigibilidade muito legal ! Peca um pouco nas versões T5 pela tração dianteira vs T6 sendo integral... Porém, mais uma vez, não seria um motivo de eu descartar uma compra.

Mas não estou atualizado até este momento para dizer do novo V40 R-Design. Este grupo moto-propulsor que você mencionou é lançamento no S60 T5 R-Design que mudou do antigo de 240 CV para 245 CV, o torque me parece ter aumentado 2Kgfm, o câmbio agora com 8 marchas e FINALMENTE, paddle shifts não só exclusivamente nos T6 mas nos T5 também !!! Até onde eu sei, o modelo 2014 T5 R-Design do V40 é o mesmo motor do V40 Dynamic só que mais apimentado. 210 CV com 30Kgfm de torque (Não lembro a que RPM). Pelos dados, alguns vídeos que achei no Youtube e baseado no meu teste no Dynamic, deve ser um canhãozinho sim !!! Abaixo dos 7s no 0-100 Km/h é uma total certeza. Você vai sentir um pouco de diferença no desempenho em relação a 320i. Não é graaande mas existe. E isso, estou falando deste conjunto 5 Cilindros de 210 CV e não deste 4 Cilindros de 245 CV. O pacote externo também me agrada horrores apesar de eu preferir carros sedan... Acho as rodas um espetáculo, a ponteira dupla, etc. Pena o S60 T5 R-Design estar quase 19K mais caro em relação ao V40 T5 R-Design.

Faça o teste, avalie bem e não tenha medo de ser feliz caso decida pelo carro (Se eu pudesse, teria um de cada marca rs... C180 ou C200/320i/S60/A4...) !! Eu mesmo fiquei em uma dúvida tremenda quando decidi pelo meu 01/2014... Entre o V40 Dynamic (O R-Design ainda nem tinha aqui), BMW 320i e A4 Attraction. Acabei com a C180 pois foi o que mais pesou para mim no custo benefício e pelo excelente preço já que o modelo W204 iria virar.
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Re: BMW 320i 2015 vs Volvo V40 T5 2015

Mensagempor PilotMartyMcFly » 07 Set 2014, 16:58

Cara,

Vou falar que eu estou começando a pensar em trocar a minha 118 em um V40 T4. Não estou completente satisfeito com a BMW, ficou abaixo das minhas expectativas. Olhando o V40, percebi que a qualidade está muito além da BMW. Em relação a manutenção que era o bicho papão da Volvo, a troca de óleo é feita fixa de 10 em 10 mil KMs ou 1 ano, o que ocorrer primeiro.

Segundo o consultor, só na 3 revisão se gasta-se um pouco mais no caso de ter que trocar as pastilhas de freio que custam algo em torno de R$ 700 o jogo das 4, algo totalmente aceitável.

A única coisa que me preocupa é a desvalorização na revenda.

Uma coisa, essa mudança no cambio de 8 marchas é só nessa versão de 240cvs? Porque a versão T4 que eu vi de 180cvs já é modelo 2015 e continua vindo com cambio de 6 marchas.
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Re: BMW 320i 2015 vs Volvo V40 T5 2015

Mensagempor Apilar » 07 Set 2014, 18:14

Valerius,

Me desculpe se eu estiver errado, mas esse motor de 245cv da Volvo não é o Ford Ecoboost?

Se for, posso te dizer que é muito bom em aceleração mas é um motor "curto", não tem final. Em relação a 320Flex com ethanol, o V40 deve andar igual na aceleração, mas vai ser atropelado na estrada....

Na verdade, o problema desse motor é o consumo. Meu primo tem um Evoque 9 marchas com este motor e está fazendo 7km/l na estrada, andando entre 120-140km/h. Simplesmente inacreditável!! Eu duvidei, fiz uma viagem dirigindo esse carro e consegui fazer 6,7km/l. Tudo bem que eu dei umas esticadas, mas parece uma Captiva v6 de tanto que bebe.

Outra coisa, se vc acha que a Bmw é complicada no pós venda, saiba que é a Volvo é muito pior.

Meu pai tinha tinha V50 T5 2009 comprada zero km. Vendemos com 18.000km porque se tornou inviável mantê-la na CSS. Isso porque o carro nunca apresentou um defeito, mas mesmo as revisões periodicas tinham orçamentos absurdos e a empurroterapia não era dispensável. Complicado...

O pior que o mercado sabe disso, e vender um Volvo aqui no Brasil é uma das "tarefas de Hercules".

Meu pai diz com a Bmw ele está "no céu" no quesito pós venda....rsrsrsrs....imagine só o trauma do cidadão....rsrsrs...

Me desculpe, mas esta foi a nossa experiência com a Volvo.

O carro pode até ser "barato" mas a depreciação e o custo para manter vão levar o custo final lá para cima.

Abraço.
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Re: BMW 320i 2015 vs Volvo V40 T5 2015

Mensagempor Fabio79 » 07 Set 2014, 19:11

Pessoal, entender os motores e câmbios da Volvo no Brasil é meio complicado mas até onde eu sei, no ano de 2014 é assim (Pois não divulgaram nada dos modelos 2015 no site ou no Facebook)

Todos Turbo, obviamente...

V40 T4 Dynamic = Motor a Gasolina 5 Cilindros 2.0 - 180 CV/ 30Kgfm de torque, câmbio seqüencial de 6 marchas
V40 T5 R-Design = Motor a Gasolina 5 Cilindros 2.0 - 210 CV/ 30 Kgfm de torque, câmbio seqüencial de 6 marchas
V40 Cross Country = ídem da V40 T5 R-Design

S60 T5 R-Design = Motor a Gasolina 4 Cilindros 2.0 - 245 CV/ 35Kgfm de torque, câmbio seqüencial de 8 marchas (E aqui vem a diferença... Até julho deste ano, eram os tais Ecoboost compartilhados com o Fusion e a Evoque de 240 CV. Li que a Volvo modificou o motor e passou a produzi-lo independentemente e agora ele é chamado pela Volvo de Drive-E). Li também que até mesmo o óleo usado é um óleo diferente que a própria Volvo desenvolveu... Depois dê uma olhada no Google pra confirmar... Mas não é o mesmo motor e ele é compartilhado juntamente com este câmbio, na XC60 T5)

S60 T6 R-Design = Motor a Gasolina 6 Cilindros 3.0 - 304 CV/ 44Kgfm de torque, câmbio seqüencial de 6 marchas

XC60 T5 = S60 T5 R-Design
XC60 T6 = S60 T6 R-Design

Nova XC90 = Sei lá...........

Quanto à 320i na estrada vs sequer o V40 R-Design de 210 CV, acho que JAMAIS ele seria atropelado....... É quase impossível achar vídeos da versão brasileira do V40 R-Design em testes no Brasil pois a variação de motores é muito grande especificamente neste carro. Juro que não sou vendedor da Volvo rs. Como já disse aqui, adoro todas as marcas premium e acho que todas são espetaculares mas estou sendo neutro no comentário. Fiz TD na 320i Flex 2014 e no V40 T4 de 180 CV... Claro que não pude testar com muuuito afinco rs. Mas me pareceu bem similares em retomadas até 120 km/h ! Quanto ao R-Design, acho que andaria na frente com pouca diferença mas acho que andaria. Pena não termos material para analisar !!!

Da mesma forma que realmente não se pode comparar o mercado e revenda entre BMW e VOLVO... Apesar, apesar......... que depois de 2012 a Volvo tem se solidificado no mercado brasileiro ainda mais e de fato, esse fantasma de revenda está diminuindo ainda que não esteja perto de BMW e Mercedes no mercado dos alemães mas tenho certeza de que está melhor do que já foi ! Eu daria um voto de confiança apesar da disputa ser apertada !
Editado pela última vez por Fabio79 em 07 Set 2014, 19:29, em um total de 1 vez.
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Re: BMW 320i 2015 vs Volvo V40 T5 2015

Mensagempor Fabio79 » 07 Set 2014, 19:23

Ahhh... Esqueci de dizer:

O que me parece pelo que andei lendo, o que não ajuda nos V40 T4 e mesmo o T5 R-Design é o câmbio de 6 marchas que hoje, sabemos que é um pouco aquém da tecnologia usada para Câmbios mais novos como o 7G-Tronic Plus da Mercedes ou o ZF da BMW. Li que o ainda usado nos V40 (6 marchas) é um pouquinho preguiçoso para tanto motor que o T5 tem ! Ainda bem que a Volvo fez este de 8 velocidades mas infelizmente não usado nos propulsores de 5 Cilindros do V40 trazidos para o Brasil até 2014....
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Re: BMW 320i 2015 vs Volvo V40 T5 2015

Mensagempor PilotMartyMcFly » 07 Set 2014, 19:30

Pois é, essa assombração da revenda é uma coisa que me deixa muito preocupado.

Lembro-me que na época cheguei a ir ver o V-40, A3, Classe A, mas dentre todas as opções eu acabei chegando na serie 1, algo que me dava bem mais confiança tanto no produto em si quanto na revenda, afinal, ninguem quer na hora de precisar trocar o carro, ficar pedindo pelo amor de Deus para o vendedor pegar o seu carro, sem desvalorizar 40% da tabela Fipe. Algo aceitável é no máximo 20% que é o padrão de mercado, mesmo assim eu sempre tento vender para particular antes, só em ultimo caso parto para uma troca direta.

Em termos de performance, os números do T4 infelizmente não impressionam. Pelos testes que eu vi na internet, ele fica quase 2 segundos atrás tanto da 118i quanto da 320. Ele faz de 0-100 em torno de 8,8 ou 8,9s (isso testado na prática) enquanto que a 118 faz de 0-100 em 7s. Não tem cambio de dupla embreagem e ainda usa 6 marchas, algo que as outras marcas já estão bem na frente, ou usam dupla embreagem ou cambio de 8 ou 9 marchas(nova Evoque).

Li muitos comentários do pessoal reclamando muito do consumo do V40 T4, provavelmente pelo fato do cambio com escalonamento ruim.

De qualquer forma, em termos de performance eu acredito que o motor 5 cilindros de 180cvs seja exatamente o mesmo motor do de 210cvs, o que muda deve ser a reprogramação. Nesse caso seria fácil chegar na mesma cavalaria. Agora em termos de acabamento interno, a Volvo da um show em cima das outras marcas. O carro oferece muito mais, não se compara.

Enfim, uma difícil escolha...acho que vale a pena olhar também a nova Classe C. Ficou linda.
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Re: BMW 320i 2015 vs Volvo V40 T5 2015

Mensagempor Lucas320 » 07 Set 2014, 20:30

Minha opinião com relação aos Volvo se restringe totalmente ao que ouço falar. E isso é, infelizmente, suficiente para me manter longe da marca, cujo apelo emocional não é o ponto forte... Os preços, sempre bem aquém do praticado pelos similares alemães, não são suficientes para compensar a absurda depreciação - determinada pelo mercado, sem que se possa imputar culpa diretamente à marca - e ao exorbitante preço de manutenção, mesmo que preventiva - isso sim política institucional, que acaba contribuindo para a baixa aceitação dos produtos. Como disse, nunca tive a experiência de ter um Volvo na garagem. Pelo que se lê, os produtos são sensacionais. O problema fica mesmo por conta do pós-venda. E nisso, apesar dos pesares, nem BMW, nem MB, nem Land Rover nem marca premium nenhuma faz questão de mudar no nosso país.

Grande abraço!
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Re: BMW 320i 2015 vs Volvo V40 T5 2015

Mensagempor Valerius » 07 Set 2014, 21:31

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Re: BMW 320i 2015 vs Volvo V40 T5 2015

Mensagempor Valerius » 07 Set 2014, 21:37

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