Vazamento de óleo BMW 120I (2009/2010)

Sessão destinada a Série 1

Vazamento de óleo BMW 120I (2009/2010)

Mensagempor iggor.rocha » 02 Ago 2014, 22:36

Prezados,
Boa Noite !


Estou com minha 120i ( 2009/2010) há 07 meses , sou 2º dono e todas revisões foram realizadas em concessionária até hoje.
Somente utilizo o carro no FDS e pequenos percursos , hoje ela está com 32K KM .

Hoje ao retirar a viatura de minha vaga , notei uma pequena mancha no chão que parecia em mistura de óleo com agua , e ao verificar em baixo do carro verifiquei que realmente a área estava engordurada , oque provavelmente indica o vazamento .

Como é conhecido de todos esse problema crônico da 120i , já fiquei em pânico e um pouco desanimado , pois demorei um bom tempo a achar esse modelo E81( 3 portas ) nas condições de uso que julgava necessárias.

Alguém já teve o mesmo problema ? será indicio de um problema maior como retentores ? Agradeço quem puder ajudar !

Forte abraços a todos!
iggor.rocha
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Re: Vazamento de óleo BMW 120I (2009/2010)

Mensagempor Sayão » 03 Ago 2014, 01:00

Negativo, o problema com os retentores não pinga no chão, e sim queima junto com o combustível provocando fumaça no escape.

Os dois vazamentos mais comuns desse motor (N46) são:

Vazamento 1

- Bomba de vácuo: o o-ring (anel de vedação) do interior dela resseca e deixa passar óleo, vazando e pingando, dependendo da quantidade de vazamento o óleo chega a escorrer até o chão, se for pouco ele queima antes e provoca um leve cheiro de queimado na ventilação ou quando desligar o carro. Solução: comprar um filtro de óleo original BMW (R$ 80) e um o-ring de R$ 23 na concessionária, guardar o filtro de óleo em casa e pegar um anel de vedação grande que vem com ele, é exatamente o tamanho do anel ressecado de dentro da bomba de vácuo. Serviço: retirar a bomba de vácuo, abrir, jogar fora o anel ressecado, instalar o novo do filtro de óleo, jogar fora o anel de fora que veda a junção da bomba de vácuo com o cabeçote e colocar o novo de R$ 23.

Para identificar esse vazamento é bem fácil, não dá para ver mas dá para enfiar o braço. A bomba de vácuo fica acoplada na parte de trás do motor, mais ou menos embaixo de onde fica o filtro do ar condicionado. Abra o capô e se aproxime pelo lado direito (lado do passageiro), enfie o braço na lateral do motor e vá até a parte de trás, a bomba de vácuo fica alí e sua parte inferior deverá estar bastante melada de óleo.

Peças necessárias:

- Filtro de óleo (com o anel que falei): 11427508969
- O-ring da junção bomba de vácuo -> cabeçote do motor: 11667509080

Vazamento 2

- Junta da tampa de válvulas: novamente ressecamento causado pela qualidade do nosso combustível e agravado pela temperatura de trabalho do motor. A junta da tampa começa a ressecar em alguns pontos e começa a vazar óleo, GERALMENTE o vazamento é bem menor que o da bomba de vácuo, mas o ideal é fazer os dois serviços juntos, também porque fica MUITO mais fácil retirar a bomba de vácuo com a tampa de válvulas removida, já quebra um bom galho. Serviço: tirar a tampa de válvulas, jogar fora a junta velha, colocar a nova e fechar. A junta original BMW custa por volta de R$ 450 na concessionária, evite usar outras marcas.

Esse é mais fácil de identificar, basta olhar na junção da tampa de válvulas com o cabeçote se tem marcas de escorrido ou óleo melado, na parte direita do motor (lado do passageiro) deverá ter marcas de escorrido numa espécie de "bandeija" da lateral (não sei o nome certo). Vá acompanhando a junta preta da BMW e vendo onde estão os vazamentos.

Peças necessárias:

- Junta da tampa de válvulas: 11120035738

É isso aí, precisando de ajuda de um toque, grande parte das informações que consegui vem do usuário Davi de Brasília do fórum BimmerBrazil, qualquer coisa estou a disposição para compartilhar o conhecimento rs.

Abraços
Sayão
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Re: Vazamento de óleo BMW 120I (2009/2010)

Mensagempor abrahao » 03 Ago 2014, 20:11

a minha ta vazando no bujão. Alguem sabe onde compro o anel de vedação do bujão?
abrahao
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Re: Vazamento de óleo BMW 120I (2009/2010)

Mensagempor Sayão » 03 Ago 2014, 21:54

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Re: Vazamento de óleo BMW 120I (2009/2010)

Mensagempor R.Elias » 04 Ago 2014, 20:56

Sayão,

Excelente sua contribuição.
Acho inclusive, que isso deveria ir para um tópico fixo, algo com o título: Problemas comuns/Resolução.
Concessionário hoje em dia, é lugar onde se troca peças, se alguma pequena parte apresenta problema, eles querem substituir o conjunto todo, cobrando uma fortuna é claro.
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Re: Vazamento de óleo BMW 120I (2009/2010)

Mensagempor Dioguera » 06 Ago 2014, 00:10

Ótimas informações estou com mesmo problema na minha 120i 2009 fiz orçamento na autostar e me pediram 8.590 reais se depender da CSS vamos a falência.
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Re: Vazamento de óleo BMW 120I (2009/2010)

Mensagempor gnad46 » 06 Ago 2014, 11:41

Os valores de CSS devem ser divididos por 5~6 pra saber o preço real em uma oficina honesta
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Re: Vazamento de óleo BMW 120I (2009/2010)

Mensagempor rafael.raffi » 08 Ago 2014, 18:09

Parece que as 320i tinham um problema crônico nesses anos...
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Re: Vazamento de óleo BMW 120I (2009/2010)

Mensagempor MustangGustavo » 08 Ago 2014, 18:15

Meu caro, eu falo como um ex-proprietário de uma 120i 2005 que apresentou todos problemas possíveis ;(.

No seu caso, acho que o problema não são os retentores, a não ser se aquelas características do escapamento que os outros usuários comentários estiver acontecendo.

O mais provável no seu caso é algum problema de vazamento do líquido de arrefecimento, e mistura de água e óleo devido a junta queimada.

Se te falarem que a bomba que está enxarcada de óleo, pode trocar ela e daqui algumas dezenas de KM o problema aparecerá novamente.
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Re: Vazamento de óleo BMW 120I (2009/2010)

Mensagempor iggor.rocha » 18 Ago 2014, 11:39

Prezados amigos,
Bom Dia !


Agradeço a todas informações prestadas e esclareço o problema qual foi diagnosticado na Oficina Bavaria aqui em São Paulo :

- Vazamento na junta do cárter.
- Vazamento na junta da tampa de Válvula.
- Vazamento na bomba de vácuo.

Total Mão de obra + Peças

R$ 2880,00.

Segundo relato do mecânicos , problema clássico desses E81/E87 e segundo o mesmo a maioria apresenta os mesmos problemas.

Abraços a todos !
iggor.rocha
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