por Olive » 14 Ago 2014, 18:42
[quote] Cópia de email que enviei hoje ao SAC da BMW. Estou farto de serviços dissimulados e de respostas evasivas...
"Bom dia. Solicito relação dos serviços indispensáveis para manutenção da garantia no modelo 320i ActiveFlex 2014/14, a serem realizados nos dois primeiros serviços (primeira e segunda revisão).
Minha confiança na concessionária ficou seriamente abalada depois de ouvir de um consultor que a não limpeza de bicos injetores poderia acarretar em perda da garantia se algum problema surgisse nos mesmos e eu não tivesse feito a limpeza. A mesma informação me foi dada ao recusar um tal “kit de lubrificação” de fechaduras, ou algo parecido. Andam cobrando por uma certa “leitura da chave”. O que é isto?
Caso a BMW não se posicione e sonegue estas informações, direcionado minha solicitação para a concessionária, buscarei formas legais para garantir meu direito à informação.
Também não ficarei satisfeito com respostas do tipo “somente depois da leitura dos dados do computador é que se poderá saber o que deverá ser feito…”. Estou solicitando a relação apenas dos itens indispensáveis que devem ser verificados independentemente de o carro apresentar problemas ou não. Estou muito satisfeito com o carro mas essa política de revisões da BMW sem quilometragem definida e com lista de serviços "obrigatórios" que varia de concessionária para concessionária, é intolerável. Vou aguardar as informações antes de levar meu carro para a primeira revisão.
Atenciosamente
R.C
P.S Cópia desta mensagem será publicada nos dois forum (fori) brasileiros e no português."/quote]
Resposta da BMW:
Prezado Sr...,
Agradecemos o vosso contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor BMW.
Conforme vosso questionamento quanto aos pontos ressaltados em vossa mensagem permita-nos esclarecer o que segue:
Diferentemente das outras montadoras, os veículos BMW não utilizam um sistema de manutenção preventiva, mas sim um sistema preditivo de manutenção.
Informamos que todas as peças previstas no plano de manutenção periódica dos veículos BMW são avaliadas durante a utilização do veículo pelo sistema de programação de manutenção baseado na condição (manutenção preditiva), onde a chave do veículo carrega informações fornecidas pela rede de módulos eletrônicos do carro, e indica ao consultor de serviço, através de um sistema chamado Key Reader, a condição de vários itens do veículo, onde de acordo com a condição dos itens o plano de cada revisão é feito no momento de entrada de serviço do veículo.
Os itens verificados são : óleo, filtro, microfiltro do ar condicionado, fluído dos freios e pastilhas, e verificação periódica, onde caso o Sr. identifique a necessidade o Sr. poderá acompanhar esta leitura de dados junto com o consultor e solicitar a impressão desse plano de medidas.
Salientamos que o tempo de revisão varia de acordo com o plano de medidas determinado pelo carro através do Key Reader.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas de forma satisfatória e permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
BMW Group Brasil
Serviço de Atendimento ao Consumidor
0800 707 35 78 (2ªf a 6ªf das 8h00 às 19h00)
Nova mensagem que enviei:
Boa tarde.
Agradeço pela atenção e informações.
Resta ainda uma questão, muito polêmica, que vem sendo discutida por um grande número de usuários nas redes sociais, e que precisa de maiores esclarecimentos. O número de quilômetros estabelecido inicialmente no computador do carro para a “contagem regressiva” até a primeira revisão, foi mudado recentemente para 12.000. Isso demonstra que a montadora tem o controle sobre isso. Entendo que, como o carro ainda é 0 km, não é possível saber como será o desgaste. Imagino, portanto, que essa quilometragem inicial possa variar de acordo com o desejo de se abreviar ou estender o momento da revisão... Mas e depois da primeira revisão? Quem determina qual será a quilometragem de partida que irá regredir até a segunda revisão? Espero que seja também 12.000 km… Ou a concessionária vai determinar de acordo com critérios próprios…? ou o sistema de monitoramento do carro também tem a capacidade de “estimar” o período aproximado até a segunda revisão…?
Atenciosamente
R.C