Luz da Injeção Acesa

Sessão destinada a Série 3

Luz da Injeção Acesa

Mensagempor Marcelo C » 06 Abr 2014, 07:53

Olá.

Tenho um BMW 320i 2010

Ontem a noite completei o tanque, que estava na reserva, com gasolina comum e rodando uns 15km a luz amarela da injeção acendeu. Sempre usei gasolina comum e isso nunca ocorreu. Pelo que andei lendo deve ser gasolina de má qualidade e octanagem baixa.
Como o tanque ainda esta cheio pensei em colocar um aditivo STP OCTANE que aumenta a octanagem ou o STP CLENER que faz a limpeza do sistema de injeção.
Alguém pode me dar uma dica?

Abçs
Marcelo C
Novato
Novato
 
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Abr 2014, 07:21
Localização: Mogi das Cruzes
Modelo:

Re: Luz da Injeção Acesa

Mensagempor PilotMartyMcFly » 06 Abr 2014, 11:50

Fala Marcelo,

Cara, provavelmente é a gasolina sim. Apesar de você sempre ter usado comum, não é recomendado, corre o risco de acontecer isso em menos tempo do que aconteceria normalmente. Isso aconteceu com um Audi A3, colocando só podium e depois de um tempo, passando para a Comum em 1 ano a sonda lâmbida foi para o saco.

Eu colocaria um aditivo da TUNAP vendido na própria BMW para a limpeza do sistema e começaria a abastecer com Podium para ver se a luz apaga ou se danificou alguma coisa mesmo. Tem gente que já relatou no fórum que após começar a abastecer com Podium a luz se apagou.

A grande vantagem da Podium é que ela é mais limpa, aditivada e também de maior octanagem. O seu carro usando gasolina comum tem que ficar o tempo inteiro fazendo um ajuste de ponto de ignição para não bater pino. Isso com a Podium não acontece.

Muda para a Podium e vê se some a luz. Um amigo meu que faz preparação de Porsche no RJ sempre me diz que, Podium = Manutenção preventiva.

Abs
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

Re: Luz da Injeção Acesa

Mensagempor Marcelo C » 06 Abr 2014, 16:42

Marcelo C
Novato
Novato
 
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Abr 2014, 07:21
Localização: Mogi das Cruzes
Modelo:

Re: Luz da Injeção Acesa

Mensagempor loudenvier » 06 Abr 2014, 23:57

A 320i não exige maior octanagem, nossa gasolina comum é suficiente para o seu motor. Então ou é gasolina batizada, ou alguma impureza que afetou o sistema de injeção.

A 320i não fica fazendo ajustes no ponto de ignição com maior frequência que o normal por usar a comum como foi informado. E, na verdade, este tipo de ajuste é super normal e exatamente o que faz uma injeção eletrônica. Se seu carro tivesse um motor de maior compressão, como a 130i, aí sim a gasolina comum ficaria aquém da especificação esperada pela sua bimmer.

Agora, realmente, a PODIUM é MUITO MAIS LIMPA, com pouquíssimo enxofre, que é o que realmente DESTRÓI os motores de nossos carros (e não o percentual de álcool). Acontece que já em 2014 a gasolina comum passou a ter um teor bem baixo de enxofre também (http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia ... xofre.html), ou seja, se não for batizada, a comum é a indicada para o seu carro (320i aspirada).

Acredito que foi gasolina batizada mesmo! (estou meio repetitivo hoje :-) )
Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: Luz da Injeção Acesa

Mensagempor Marcelo C » 08 Abr 2014, 00:50

Vlw a dica meu caro loudenvier ....

Por indicação de um mecânico coloquei um aditivo da Bardhal que aumenta a octanagem e faz a limpeza do sistema e injeção entre outros e ele passou o Scanner e ressetou. A luz se apagou e agora abasteci com PODIUM.

Abçs
Marcelo C
Novato
Novato
 
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Abr 2014, 07:21
Localização: Mogi das Cruzes
Modelo:

Re: Luz da Injeção Acesa

Mensagempor Marcelo C » 08 Abr 2014, 00:52

Marcelo C
Novato
Novato
 
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Abr 2014, 07:21
Localização: Mogi das Cruzes
Modelo:

Re: Luz da Injeção Acesa

Mensagempor PilotMartyMcFly » 08 Abr 2014, 09:14

Excelente, bom saber que a luz apagou, agora é só monitorar.

Amigo loudenvier, estava me referindo aos novos modelos. Essas informações de necessidade de maior octanagem do combustível não sou eu quem está falando, essas informações estão no manual do carro, isso nos modelos novos. Pelo menos no manual da minha série 1 está assim, acredito que nos novos modelos turbinados da série 3 a recomendação seja a mesma.

No manual está claro que a gasolina deve ser a de 95 octanas(página 111 se eu não me engano, não estou com o manual aqui), ou seja, a octanagem da nossa gasolina comum(86) não é suficiente e isso poderia resultar em batida de pino. Claro que estou me referindo aos novos modelos Turbo, apesar de que mesmo na minha 320 2011 aspirada eu sempre coloquei Podium, pois como disse, combustível de alta qualidade é manutenção preventiva.

Fora que no manual diz que o máximo de Etanol que pode haver no combustível é 10% e o nosso tem no mínimo 25%(isso é o que a gente acredita). Eu não arrisco. Nas novas séries 1 e 3 turbinadas, há necessidade de ser no mínimo a gasolina Premium de 91 octanas. Isso é recomendação do fabricante.

Abs
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

Re: Luz da Injeção Acesa

Mensagempor loudenvier » 08 Abr 2014, 12:45

Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: Luz da Injeção Acesa

Mensagempor egennari » 08 Abr 2014, 14:34

Avatar do usuário
egennari
Especialista
Especialista
 
Mensagens: 453
Registrado em: 29 Dez 2013, 13:43
Modelo:
Localização:

Re: Luz da Injeção Acesa

Mensagempor PilotMartyMcFly » 08 Abr 2014, 23:12

Interessante a discussão loudenvier , até bom para esclarecer.

Agora em casa, peguei o manual aqui. Não fala em IAD, apenas em octanagem, de acordo com a ANP nº309.

"Qualidade da Gasolina: Gasolina super com 95 octanas
Qualidade mínima: Gasolina sem chumbo com 91 octanas.

Não abastecer com gasolina de qualidade inferior à qualidade mínima indicada, caso contrário, não é possível garantir o funcionamento do motor."

No manual não tem a taxa de compressão, mas em alguns sites diz ser de 10,5:1.

Pelo que entendo, essa recomendação de 95 octanas seria para a nossa IAD, mas o manual é muito incompleto e não tem essa informação.

Já nessa outra tabela encontrada na internet fala em RON 91. Agora, em qual se basear?
http://download.uol.com.br/carros/ficha ... 1_novo.pdf

Confesso que agora fiquei na dúvida, pois o manual pode ter sido mal traduzido ou de forma incompleta.

Egennari, não creio que haja necessidade de um motor turbo ser tachado demais, pois isso quebraria o motor quanto a turbina entrasse, elevando a taxa dinâmica, mas talvez alguém possa explicar melhor.
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

Próximo

Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 57 visitantes