PROBLEMA NO CABEÇOTE 120i

Sessão destinada a Série 1

PROBLEMA NO CABEÇOTE 120i

Mensagempor RodolfoCamposFilho » 04 Mar 2014, 11:07

Prezados Amigos do Fórum.
Sou novo por aqui mas acho interessante relator o evento para conhecimento de todos, e, com analise dos mais experientes, ao final perguntar:
Adquiri em meados do mês de Fevereiro/2014 um BMW 120i, 2005/2006, manual, prata, com 50.000 Km rodados. No dia seguinte que retirei a maquina do concessionário fui surpreendido com uma grande quantidade de fumaca saindo pelo escapamento, principalmente quando o veiculo ficava parado por mais de um minuto em ponto morto. Assustado, ate porque sabia que necessário se fazia fazer as revisões necessárias de desgaste natural (filtros, óleos, pastilhas etc), conduzi imediatamente o veiculo para mecânica especializada em Sao Paulo - SP, após indicação do escritório de advocacia especializado em acoes judiciais voltadas por consumidores contra a BMW (AVGC ADVOGADOS - Tel. 4324.2680/SP). Chegando no local, extremamente muito atenciosos, o mecânico imediatamente trocou os filtros, fez a descarbonizacao na admissão, limpou os bicos, trocou as velas mas, por surpresa minha, o veiculo continuava esfumacando. Conduzido o veiculo ao Scanner fora constatado problema no cabeçote e junta, necessitando fazer a retifica, troca da junta, junta dos rolamentos da guia da correia e demais adornos mecânicos. Por se tratar de mecânica especializada (CAR BIBO - Av. Corifeu de Azevedo Marques, no. 1.572 - Butanta, Tel. 3812.7367) e com parceria nos maiores distribuidores de pecas da BMW e Concessionarios em SP, acabei procedendo com os servicos gastando, ja com mao de obra, o valor de R$ 7.100,00. Comparando os mesmos serviços em concessionários, gastaria aproximadamente R$ 13.000,00. Aparentemente o veiculo ficou muito bom, sem marcas aparentes de vazamentos, sem fumaca e respondendo legal na dirigibilidade e torque. Assim amigos, alem de indicar as empresas acima mencionadas que me guiaram a resolver o problema, gostaria de saber de todos se mesmo realizando estes serviços o veiculo tendera a dar mais algum problema no cabeçote com vazamentos, perda de rendimentos ou ate super aquecimento? Me preocupo também pois o escritório de advocacia me afirmou que patrocina ação civil publica contra a BMW do Brasil por decorrência do problema no cabeçote Serie 1 120i, pois afirmar se tratar de problema em serie nos veículos trazidos ao Brasil, onde a marca, por sua vez, deveria acionar os proprietários para fazer recall, se omitindo neste sentido. O que acham? Aguardo a opinião de todos.
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Re: PROBLEMA NO CABEÇOTE 120i

Mensagempor R.Elias » 04 Mar 2014, 11:25

O problema mais comum que se tem notícia, é o vazamento nos retentores de óleo, causando a tal fumaça no escapamento.
Dizem que com o tempo, em média 50.000km, por culpa da nossa gasolina, eles ressecam e deixam o óleo passar para a camara de combustão, gerando a fumaça levemente AZULADA.

Nunca ouvi falar de problemas recorrentes no cabeçote nos motores N46, e o senso comum me diz que quando um carro apresenta problemas no cabeçote, é porque ele superaqueceu (ferveu), queimando as juntas, e empenando o cabeçote, fazendo com que a liquido do sistema de arrefecimento (do radiador), se misture ao óleo, o que ocasiona fumaça BRANCA.

Destaquei as cores da fumaça, porque são problemas distintos.
Fumaça azulada, é resultado da queima do óleo que está vazando pelos retentores (problema típico nos motores N46).
Fumaça branca, é resultado da água do radiador que se mistura ao óleo, provocado pela junta queimada e o cabeçote empenado.

Os relatos de problemas nos retentores ocorrem nos modelos que usam o motor N46, que equipam os 120i e os 320i, sendo mais comuns nos modelos até 2007.
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Re: PROBLEMA NO CABEÇOTE 120i

Mensagempor rafael.raffi » 04 Mar 2014, 13:25

Se entendi bem esse veículo foi adiquirido em uma CC, e deveria estar no período de garantia LEGAL, 90 dias. Mesmo que não seja uma CC, se for uma loja ou até pessoa física "que faça da venda o seu negócio" esse veículo deveria ter sido reparado em custos para você. O escritório de advocacia não deu essa orientação?
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Re: PROBLEMA NO CABEÇOTE 120i

Mensagempor mtedesco » 04 Mar 2014, 15:43

Rodolfo, o Rafael tem razão.

E acho que ainda dá pra recuperar essa grana se vc entrar em contato com a concessionária, se não, danos materiais e morais neles!
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Re: PROBLEMA NO CABEÇOTE 120i

Mensagempor RodolfoCamposFilho » 04 Mar 2014, 15:53

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Re: PROBLEMA NO CABEÇOTE 120i

Mensagempor RodolfoCamposFilho » 04 Mar 2014, 15:58

rafael.raffi, com certeza o escritório me orientou neste sentido. Mas dei preferencia para fazer os serviços neste local. Geralmente concessionários tem mecânicos que muito embora identificam o problema fazem de qualquer forma, ou seja, dao aquele jeitinho e entrega o veiculo. Poderiam ter trocado o óleo, os filtros, velas e feito as limpezas e pronto. Ate porque como citei, apôs ter limpado, trocado as velas, filtros a fumava reduziu em 95%. Dai, passa dois meses e o problema volta a aparecer. Por outro lado, sabendo se tratar de um veiculo requintado e caro como o BMW, preferi fazer neste local. Por outro lado, a concessionária assumiu a responsabilidade e vai me devolver o dinheiro. Minha duvida e a seguinte: Muito embora o veiculo aparentemente esta ok, sera possível dar problema novamente no cabeçote ou em algumas pecas substituídas?
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Re: PROBLEMA NO CABEÇOTE 120i

Mensagempor loudenvier » 04 Mar 2014, 18:33

Uma forma simples de PREVENIR este problema é usar PODIUM sempre. Economizar em combustível com um carro desses é besteira. Contudo, agora que o enxofre baixou na nossa gasolina, este problema não ocorrerá mais, pois este era o grande causador do problema. Não que a BMW não seja culpada, ela é por não ter "tropicalizado" os seus 4 cilindros adequadamente, mas este carro não dá este problema mundo à fora, realmente o causador é nossa gasolina. A BMW, sabedora disso, deveria consertar sem ônus os carros com problema, ou realizar um recall para troca pelas peças novas que não sofrem mais com nossa gasolina. Existe até relatório técnico da BMW informando sobre o problema.
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Re: PROBLEMA NO CABEÇOTE 120i

Mensagempor RodolfoCamposFilho » 04 Mar 2014, 21:53

Loudevier, realmente nossa gasolina e um problema. Mas com certeza a gasolina Podium e considerada a melhor de todas. Depois que peguei o carro abasteci somente com a gasolina Podium. Quanto a postura da BMW, realmente não esperava uma situação desta.
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Re: PROBLEMA NO CABEÇOTE 120i

Mensagempor RodolfoCamposFilho » 04 Mar 2014, 22:03

R. Elias
Boa observação quanto a coloração da fumaça do escapamento. Realmente era uma fumaça esbranquiçada, ou seja, o cabeçote estava mesmo prejudicado. Após retifica, troca das juntas e retentores, o motor aparentemente fico bom, sem sintoma de fumaça pelo escapamento, por enquanto. Estou também tomando cautela para abastecer o veiculo com Podium, conforme recomendado por todos.
Contudo, como estou observando o comportamento mecânico por estes dias, abri agora ha pouco o capu do motor e percebi que sobre o cabeçote esta saindo fumaça bem levemente (parecendo que esta evaporando agua)? Dentro do veiculo esta cheirando queimado (de leve) quando o ventilador esta ligado (parece que o cheiro do motor passa para dentro da cabine). Estou preocupado agora com isso. E estranho!?!?! O que acha que pode ser agora R. Elias? Apesar de que amanha vou comunicar o mecânico novamente para verificar o quanto antes.
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Re: PROBLEMA NO CABEÇOTE 120i

Mensagempor RodolfoCamposFilho » 04 Mar 2014, 22:10

Mauricio
Quanto aos valores já recuperei os prejuízos. O concessionário ira me pagar uma grande parte por estes dias.Estou tranquilo pois acabei realizando os serviços em local de confiança. Por outro lado, geralmente, estes concessionários tem parceria com mecânicos que pegam o veiculo e dao "um jeito", se escusando a trocar a peca e reparar o necessário. Somente se for um caso muito serio, por exemplo, problema no cambio.Mas esta ai, praticamente resolvido.
Agora, outra coisa que percebi ha pouco tempo foi que o veiculo esta mandando cheiro de queimado (bem leve) para dentro da cabine. Ao chegar em casa, abri o capu e notei que sobre o cabeçote estava soltando fumaça branca (bem levemente aparente) mas não cheirava queimado em nenhuma parte do motor. Achei muito estranho! Apesar da nova garantia conferida, vou contatar o mecânico para conduzir o carro imediatamente para verificar. Mesmo assim, o que acha que pode ser? Pode ser algum excesso de óleo que sobrou em alguma parte e esta queimando ainda no sentido de vir limpando. Coloquei gasolina Podium e estou rodando sem forcar muito o motor. Abraco.
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