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Luz da injeção - Catalisador

MensagemEnviado: 06 Out 2015, 14:14
por Serginho Arnoud
Boa tarde

Tenho uma 120i 2009 e está acontecendo o seguinte:
Ela acendeu a luz da injeção e eu levei num mecânico para uma revisão. Após uma primeira revisão e mais alguns procedimentos, a luz voltou a acender com mais ou menos 50km rodados e o scanner acusava erro em duas sondas lambdas. Troquei-as.
A luz voltou a acender (+- 50km depois de novo), dessa vez, acusando problema diretamente no catalisador.
Dei uma olhada mais aprofundada no carro, os bicos não estavam de acordo, troquei um que estava com defeito e mandei equalizar os 4 (carro ficou redondo e mais econômico). Luz voltou a acender (+-50km), dessa vez acusando o aquecimento da sonda 2.
Meu mecânico tem uma maquina que testa as sondas e o catalisador, está tudo dentro do esperado, então levei o carro para a tal "reprogramação de módulo" num outro cara que mexe só nessa parte de injeção e tem vários scanners atualizados para diversas marcas. Carro pronto, tudo redondo, mas agora a luz acendeu de novo, mas dessa vez demorou 300km, e voltou a acusar problema no catalisador.
Esse cara que reprogramou a injeção me disse que já viu algumas BMs com esse motor terem fissuras e trincas internas no catalisador e elas acabam provocando essa leitura da sonda que acusa erro na peça e que, caso seja isso, eu deveria realmente trocar por um novo.

Resumo da ópera: como o pessoal que retira o catalisador para ter mais performance faz para a injeção não acusar erro e, consequentemente, não acender a bendita luz? Tem como programar a injeção para trabalhar assim mesmo, sem que a falha seja acusada??
Obrigado!

Re: Luz da injeção - Catalisador

MensagemEnviado: 06 Out 2015, 15:34
por ramerini
Boa tarde Serginho,

Este problema da luz de injeção é recorrente e tem vários tópicos.
Veja oque aconteceu no meu caso, que com a dica do usuário silvioribeiro eu consegui resolver.
Não sei se vai resolver pra você, mas é um procedimento relativamente barato comparado aos gastos com sondas.
Já rodei 7000km depois da troca do sensor e tudo está OK.
Segue tópico:
viewtopic.php?f=9&t=7393&hilit=ramerini

Re: Luz da injeção - Catalisador

MensagemEnviado: 07 Out 2015, 01:06
por Serginho Arnoud
Eu li o seu tópico, mas nunca apareceu no scanner nada sobre o sensor de pressão diferencial do coletor, então acredito que seja algum problema diferente mesmo.

Re: Luz da injeção - Catalisador

MensagemEnviado: 07 Out 2015, 16:22
por Serginho Arnoud
Complementando, apareceram mais alguns códigos de erro, mas nenhum referente ao sensor de pressão do diferencial. Apareceram sobre conversor catalítico com baixa conversão, algo assim, enfim, afirmando que o catalisador não está trabalhando bem, apesar de os testes não o condenarem.

Re: Luz da injeção - Catalisador

MensagemEnviado: 19 Out 2015, 14:41
por Serginho Arnoud
Continuando a história, troquei o bendito catalisador (paguei R$ 600,00 + R$ 50 de frete), resolvi alguns outros probleminhas (vazamento de óleo no retentor do sensor de rotação, de água num selo e mais alguns outros) e... a luz voltou a acender. Agora sim, quem deu as caras foi o Sensor de Pressão do Diferencial.
Fazendo apenas um adendo, meu catalisador realmente estava já se desfazendo e soltando bastante material. Somado a isso, eu tinha visto algumas vezes os relatórios de falhas e não tinha aparecido o tal sensor, o que é bem estranho pelo que vou comentar a seguir: eu vi sendo passado o scanner logo depois de trocar o catalisador e realmente as falhas apontadas eram apenas relativas ao catalítico.
Enfim, fiz a troca do MAP e a luz continuou acesa. O scanner do meu mecânico foi para a autorizada, ai eu consegui passar de graça em outro lugar. Eis que depois de uns 3km rodados quem dá as caras de novo? A bendita luz da injeção kkkk
Nesse momento, a vontade que me deu foi de jogar o carro no primeiro poste que tivesse na rua, sério!
Isso foi sexta no final da tarde. Passei de novo no mecânico e ele testou a fiação do MAF (pois acusou o mesmo erro de novo: Sensor de Pressão do Diferencial) e talvez isso não esteja em ordem, por isso o carro não estaria fazendo a leitura. Acredito que talvez algum fio tenha sido cortado/amassado/descascado nesse monta e desmonta todo. Resumindo, continuo sem carro e deixei ele hoje lá de novo para ele olhar melhor.

O pior de tudo é que o carro tava podre e eu mandei lavar, troquei as placas (que estavam amareladas e a traseira tava bem mal colada, parecendo que estava caída), enchi o tanque, enfim, tinha dado um trato até na estética e, no fim, nem a mecânica estava resolvida ainda kkkk

Re: Luz da injeção - Catalisador

MensagemEnviado: 22 Out 2015, 10:25
por Serginho Arnoud
Enfim, acho que a novela terminou! Realmente o problema era um fio quebrado. Carro agora está redondo e aparentemente mais econômico do que antes dessa novela toda! Já rodei uns 70km com ela desde que retirei da oficina e continua tudo nos conformes.
Além do fio quebrado, ela tava com o sensor desregulado (talvez por ter quebrado o fio, não sei), mas levei numa oficina que só mexe com essa parte eletrônica e eles: resetaram e atualizaram a injeção, o valvetronic, o sensor e o câmbio. Não acusa mais nenhuma falha no scanner, pelo menos por enquanto.
Fica ai o relato para quem tiver passando por algo parecido não perder tanto tempo como eu hehe

Re: Luz da injeção - Catalisador

MensagemEnviado: 23 Out 2015, 08:00
por ramerini

Re: Luz da injeção - Catalisador

MensagemEnviado: 28 Dez 2015, 13:35
por Amzonta
A minha começou com a luz da injeção e o scanner diz serem as duas sondas pés catalisador, mas lendo tudo isso fico na dúvida por onde realmente começar.

Re: Luz da injeção - Catalisador

MensagemEnviado: 05 Abr 2021, 15:46
por Judiaszzz
Olá, minha X1 2011 acendeu luz da injeção e senti que o giro do motor subiu enquanto em marcha lenta. no scanner apareceu apenas "conversão do catalisador". isso é grave? estou aguardando mecanico retornar. comprei o carro faz 20 dias o ex dono disse que trocou todo o sistema de arrefecimento, mangueiras etc.... alguém já teve este problema? tem como consertar sem trocar o catalisador?