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Luz de injeção acesa 118i!!! (Solucionado)

MensagemEnviado: 11 Mar 2015, 11:52
por ramerini
Minha BMW 118i 2009/2010 está com 52500 km.
Li bastante no fórum sobre este problema mas gostaria da opinião de vocês.
Na última revisão comentei com o mecânico que a luz da injeção eletrônica acendia e apagava constantemente dependendo do posto onde eu abastecia. Finalizada a revisão, nada foi identificado e a recomendação foi aquela de praxe que lí em vários tópicos aqui também, abastecer com Podium algumas vezes pois poderia ser sujeira na SONDA LAMBDA e blá blá blá...
Rodei uns 2000km numa viagem longa, abasteci algumas vezes com Podium mas o problema persistiu e agora ela tá acesa direta. Liguei na concessionária e após longa conversa questionando sobre o LOG de códigos da revisão os caras cederam e acertei de passar lá e fazer um check sem custo. Novamente nada relacionado a problemas mecânicos foi identificado, o mecânico fez o reset e duas aceleradas depois acendeu a luz. Ele imprimiu o LOG de códigos, disse que era problema na sonda lambda(mas citou algo em relação a sensor de oxigênio) e que eu deveria trocá-la. Peguei o orçamento(R$1503,00 incluso serviço) junto com o LOG e falei pro cara que ia avaliar porque achei o valor bem alto.
Segue LOG dos eventos:
Código / Descrição / Km
002A56 / DME: aquecimento da sonda lambda posterior ao catalisador, função / 52140
002AFC / DME: sensor de pressão diferencial do coletor de admissão, sinal / 52230
002B15 / DME: sensor de pressão diferencial do coletor de admissão, plausabilidade / 52140
002B16 / DME: sensor de pressão diferencial do coletor de admissão, plausabilidade / 52200
002FD7 / DME: proteção contra manipulações EWS / 51320
O log veio nessa ordem de eventos, acho eu que devido o número do código, porque a ordem cronológica você pega pela KM. Lendo no fórum um problema parecido, um cara citou que não necessariamente é a sonda lamba e sim um sensor de pressão do diferencial.
COM ESSE LOG DÁ PRA TIRAR UMA CONCLUSÃO MELHOR DE QUAL SERIA A SUBSTITUIÇÃO NECESSÁRIA? ESSA PEÇA EU ENCONTRO EM OUTRO LUGAR POR UM VALOR RAZOÁVEL?
Apesar de não ocasionar nenhum defeito diretamente ao motor, ocorre que eu percebi uma queda na potência quando peguei a estrada.
Alguém indica uma mecânica boa em SP, Curitiba ou SC pra fazer esse serviço (tô com viagem marcada e posso parar em qualquer um desses cantos).
Tenho que trocar as pastilhas de freio e o sensor da traseira(já tá indicando 800km restantes). Eu ando meio pesado na BR e uso o freio pra caramba. Mas na concessionária o cara orçou R$771 das pastilhas e R$240 do sensor que eu também achei abusivo. E queria agradecer a galera já de antemão porque o fórum acaba abrindo a mente dos donos para não cair nessa arapuca das concessionárias.

Re: Sonda lambda ou sensor de pressão?!?

MensagemEnviado: 11 Mar 2015, 12:52
por Kneotti
Se passar por Blumenau, eu indico uma que eu sempre levo.
Isso que moro no PR... ando 330km para fazer com eles.
Na revisão que fiz com eles em janeiro, as pastilhas traseiras saíram 398,40 e os sensores 146,00 com 330,00 (3 horas) de MO.

No meu pouco conhecimento, como os mecanicos descartaram motor, acredito que possa ser a própria sonda com problema ou pela ordem de erros, será que o catalisador não está obstruido? isso gera perda de potencia.

Re: Sonda lambda ou sensor de pressão?!?

MensagemEnviado: 11 Mar 2015, 13:11
por silvioribeiro
todas as bmws que fiz diagnostico e acusou sensor de pressao do diferencial eu troquei a peça e o problema foi resolvido. em alguns casos a sonda tb acusou mas so troquei o sensor mesmo..

Re: Sonda lambda ou sensor de pressão?!?

MensagemEnviado: 11 Mar 2015, 15:15
por ramerini
Silvio e Kneotti, enviei MP pra vocês.

Alguém indica um local pra comprar estas peças?
Este sensor tem código? Onde posso pesquisar?
No site http://bmwfans.info/parts-catalog, quando seleciono série 1, e87, 118i N46, só aparece até o ano 2007.

Re: Sonda lambda ou sensor de pressão?!?

MensagemEnviado: 11 Mar 2015, 16:58
por Kneotti

Luz de injeção acesa 118i!!! (Solucionado)

MensagemEnviado: 13 Abr 2015, 08:00
por ramerini
Galera, assunto resolvido.
Comprei aquele scanner OBDII pra verificar o código de erro e sempre apontava o erro P1124(referente ao sensor de pressão diferencial do coletor).
Encontrei a peça no ebay por U$42,00, 30 dias para chegar. Eu mesmo troquei em menos de 5 minutos(basta ter uma chave torx) e após rodar 20 min refiz o mapeamento dos códigos de erro e o mesmo havia sumido.
Espero agora que a luz de injeção não incomode mais. Agradeço ao silvioribeiro pela ajuda e pela dica.
Enquanto na concessionária os caras orçaram em R$1500 a troca da sonda lambda que de nada resolveria o assunto, um pouco de pesquisa e paciência e com R$150 o problema foi resolvido.
Alguns detalhes da compra. Não estava encontrando com facilidade o part number da peça para o modelo 118i(13628617097). Depois de ler em alguns fóruns americanos que esta peça era a mesma para várias séries, encontrei um anúncio onde o próprio vendedor fazia uma correlação dos PN entre modelos aos quais o sensor atendia:
Manufacturer Part Number: 13628617097; 13620151009; 13620414704;
Interchange Part Number: 13627503208; 13627542623; 13627585278;
Este último PN(13627585278) encontrei com maior facilidade nos anúncios(apesar de ser o PN da peça descontinuada em 2007).
Segue link do sensor caso alguém necessite.

Re: Luz de injeção acesa 118i!!! (Solucionado)

MensagemEnviado: 13 Abr 2015, 09:02
por FabricioBot
ramerini, poderia dizer qual scanner OBDII vc comprou? Se for possível, tb poderia indicar o link? Estou querendo comprar um tb para monitorar a minha bimmer, 130i 07/08. Obrigado desde já.

Re: Luz de injeção acesa 118i!!! (Solucionado)

MensagemEnviado: 13 Abr 2015, 10:01
por ramerini

Re: Luz de injeção acesa 118i!!! (Solucionado)

MensagemEnviado: 13 Abr 2015, 13:48
por loudenvier
Eu uso o adaptador do BMWhat e faço codificação da minha BMW sem problemas (também diagnóstico, etc.). Mas pode ser comprado um adaptador sem ser deles que vai funcionar também. No eBay tem um monte. Prefiram os Europeus ou dos EUA, pois alguns da China são muito ruins.

PS.: Se tiver iPhone, desista, porque não tem como ser bluetooth, só wifi e não vai achar fácil e talvez não funcione a programação. Parabéns para quem apoia as práticas draconianas da Apple e suas interfaces sem padrão algum com o mercado! Nem perfil completo do blueetooth eles implementam!!!

Re: Luz de injeção acesa 118i!!! (Solucionado)

MensagemEnviado: 13 Abr 2015, 22:06
por R.Elias
Eu uso um ODBII genérico com o app BMWhat pago (android), mas a conexão não é muito estável de fato.

Já fiz várias codificações, mas nunca consegui ter comunicação estável para acessar e codificar o módulo JBBF (que cuidam das configurações dos limpadores de vidro e etc), o CSM (que cuida do aviso de cinto de segurança), e do módulo DWA (que cuida das configurações do alarme).

Também pretendo comprar o adaptador específico para usar com o app.