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Remap Reiko ou JB4 - Qual o melhor? Posso ter problemas?

MensagemEnviado: 24 Jul 2016, 15:12
por Mateus B
Boa tarde,

Tenho uma 120i 2016, neste mês ela completou 3.000Km...
Mesmo antes de comprar o carro já vinha pesquisando sobre os possíveis ups de potência, que parecem ser bem significativos!
Agora que já me acostumei com a tocada original, a vontade de apimentar só aumenta.
Minha dúvida é quanto o remap direto na ECU, em minha cidade temos a Reiko, ou um JB4.
Sempre bate aquele receio e uma certa "dó" em alterar a originalidade, além da possível perda da garantia.
Caso alguém tenha relatos positivos e negativos para me nortear na melhor decisão.

Obrigado!

Re: Remap Reiko ou JB4 - Qual o melhor? Posso ter problemas?

MensagemEnviado: 24 Jul 2016, 18:08
por George Wallace
Mateus, boa tarde

A experiência que eu tenho são de proprietários que me procuraram depois que alguma coisa deu errado.
De JB4 sei de 3 casos em que a instalação causou a queima do DME, com isso o DME não envia mais o sinal GND para o sensor MAP.
Enquanto o JB4 estiver instalado o problema não é detectado pelo carro, ele só aparece quando o JB4 é removido, inclusive o próprio fabricante, Burger, tem conhecimento desse problema e ele mesmo diz o que fazer para solucionar: aterrar o sensor MAP diretamente na carcaça do carro.

Quanto ao remap, não sei se pra série F já é possível fazer via porta OBD, até então os preparadores abrem o módulo DME que é vedado/lacrado ou em alguns casos eles fazem pior furam a carcaça para ter acesso ao chip.
Vídeo como referência, aqui ele não está fazendo remap, mas a "técnica" é semelhante
Como o DME fica localizado em cima do motor e logo abaixo da carenagem, um local sujeito a grandes variações de temperatura, caso a vedação não seja bem feita com o tempo pode ir acumulando umidade no interior e causar a queima do mesmo.
Vídeo

Eu particularmente acho bastante arriscado fazer remap se o carro estiver na garantia, a menos que o preparador me prove que o procedimento será feito sem abrir o DME

Re: Remap Reiko ou JB4 - Qual o melhor? Posso ter problemas?

MensagemEnviado: 24 Jul 2016, 18:56
por felipe teixeira
George fugindo um pouco do assunto do tópico mas os seria o sinal GND ?

Re: Remap Reiko ou JB4 - Qual o melhor? Posso ter problemas?

MensagemEnviado: 24 Jul 2016, 19:09
por Mateus B
Ótimo George!
Diante disto vou repensar se vale a pena fazer alguma alteração...
Obrigado.
Abraço

Re: Remap Reiko ou JB4 - Qual o melhor? Posso ter problemas?

MensagemEnviado: 24 Jul 2016, 19:33
por George Wallace
Felipe, boa noite

Sinal GND seria ground ou terra, achei link da burger. A "gambiarra" está na última página

Re: Remap Reiko ou JB4 - Qual o melhor? Posso ter problemas?

MensagemEnviado: 12 Out 2016, 15:45
por XX1
Ou seja, independentemente de fazer pela Reiko ou com JB4 vou perder a garantia? Minha X1 tem garantia até 2018. Queria muito reprogramar... Não tem outra opção que a concessionária não identifique, que dê para retirar antes de levar o carro para revisão?

Re: Remap Reiko ou JB4 - Qual o melhor? Posso ter problemas?

MensagemEnviado: 12 Out 2016, 15:52
por XX1
George,

Aterrando o sensor MAP diretamente na carcaça do carro posso usar JB4 sem qualquer risco? Dá para retirar antes de mandar o carro para revisão, mantendo assim a garantia do carro?

Obrigado!

Re: Remap Reiko ou JB4 - Qual o melhor? Posso ter problemas?

MensagemEnviado: 12 Out 2016, 18:54
por George Wallace

Re: Remap Reiko ou JB4 - Qual o melhor? Posso ter problemas?

MensagemEnviado: 21 Out 2016, 00:18
por XX1
Amigo George, desculpa minha ignorância no assunto...

Primeiramente você falou:
˜De JB4 sei de 3 casos em que a instalação causou a queima do DME˜

Depois:
˜ou seja pra instalar o JB4 você elimina um risco (queimar DME) e assume outro (FRM)˜

Afinal, o JB4 pode ou não queimar a DME? Se puder explicar melhor, agradeço!

Obrigado!

Re: Remap Reiko ou JB4 - Qual o melhor? Posso ter problemas?

MensagemEnviado: 21 Out 2016, 01:19
por George Wallace
Se você instalar o jb4 sem desconectar a bateria tem grandes chances de queimar o dme, dessa forma você é obrigado a desligar a bateria antes de iniciar a instalação.
Na x1 existe um outro módulo chamado FRM que é bastante sensível à variações de tensão...bateria arriar, dar chupeta, troca da bateria.