Página 1 de 1

Agua Radiador

MensagemEnviado: 09 Jul 2018, 14:03
por SABOIA
Olá Amigos,

Tenho uma duvida, caso necessário completar a agua do radiador, posso completar com agua normal ou preciso utilizar aditivo?
Modelo: X1 2012.

Obrigado pela atenção.

Re: Agua Radiador

MensagemEnviado: 09 Jul 2018, 16:11
por George Wallace
Água normal somente numa situação de emergência, o recomendável é água desmineralizada
No seu caso, para completar você pode usar desses aditivos vendidos e posto de gasolina, em torno de R$ 15,00 litro

Re: Agua Radiador

MensagemEnviado: 10 Jul 2018, 09:51
por SABOIA

Re: Agua Radiador

MensagemEnviado: 10 Jul 2018, 14:57
por B_M_W_alker

Re: Agua Radiador

MensagemEnviado: 25 Out 2018, 12:46
por ajoaobr
Boa tarde pessoal, sou novo aqui no fórum e no mundo BMW também.
Walker, desculpe a pergunta, mas vc costuma trocar o líquido de arrefecimento na própria BMW ou em alguma oficina específica aqui em SP?

Abraços
Athos

Re: Agua Radiador

MensagemEnviado: 25 Out 2018, 15:02
por B_M_W_alker

Re: Agua Radiador

MensagemEnviado: 26 Out 2018, 09:58
por ajoaobr

Re: Agua Radiador

MensagemEnviado: 07 Jan 2020, 18:11
por AndreST
Boa tarde,

Estou com uma X1 sDrive 20i. Ano 2013. Esta com 103 mil KM, estou com ela desde os 24 mil km.

A um ano +-, quando estava com uma KM perto de 70 mil, começou a baixar a agua do radiador. Tenho que colocar uns 250 a 300ml a cada 6 meses +-.

Ja me falaram que é normal, que baixa um pouco mesmo, e outros dizem que pode ser alguma mangueira ressecada, ainda nao tive tempo de parar e deixar o carro para analisarem.

Tenho completado só com fluido, sem diluição, que foi o que me recomendaram, pois trabalha com alta temperatura. Ja outros mecanicos, alertaram para diluir, pois o fluido puro pode corroer o radiador.

Gostaria da opnião dos amigos do forum.

Re: Agua Radiador

MensagemEnviado: 13 Jan 2020, 20:54
por Hallan Neitzel
Andre, a recomendação de NÃO colocar SEM diluição procede, pois o aditivo concentrado tem "apenas" a função de proteger contra corrosão, congelamento, aumento do ponto de ebulição e lubrificação da bomba d água, sendo que ele não tem a plena capacidade de sozinho realizar a troca térmica, por isso é necessário a diluição de água desmineralizada para efetuar a melhor troca térmica pois a água tem um maior coeficiente termodinâmico comparado com o Etileno Glicol puro. inclusive no manual alerta isso que utilizar o liquido refrigerante na proporção errada pode acarreta em severos danos ao motor.