BMW 328I E36 vs 328i E46

Sessão destinada a Série 3

BMW 328I E36 vs 328i E46

Mensagempor LeatheryAgateBR » 09 Dez 2014, 23:41

Bom dia/tarde/noite senhores!
Sou novo no fórum e pretendo comprar meu primeiro BMW para o dia-a-dia
Tenho várias duvidas em relação a muitas coisas em respeito dos carros
Pretendo começar com o 328i da geração E36 ou E46
Acho que vou rodar a media de 5~8mil KM por ano
Vocês acham que vale a pena?
Vi muitos relatos que o câmbio da E46 só dura até 160 mil KM e esses carros abaixo de 100 mil km é furada
Pretendo também ficar em média a 4 ou 5 anos com o carro então preciso saber se isso é de fato verdade
A 328i E46 a partir dos anos 2000 usam o ZF5HP19 como transmissão ou o GM 5L40 E?
Muitos me falam sobre a 320I da geração E46 ser um ótimo custo x benefício
O grande problema é a transmissão durar apenas 160 mil KM
oque acham?
Eu realmente amo BMW hahahaha, então por que não ter uma? :)
Obrigado à todos.
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Re: BMW 328I E36 vs 328i E46

Mensagempor Odenir » 10 Dez 2014, 06:19

Experiência própria, tenho 328 1996 E36 há 3 anos, ela quase não quebra, mas quando quebra tem que pesquisar muito o preço das peças, o cambio da minha fiz com 200K, para rodar essa quilometragem que você falou pode comprar tranquilo que estará bem embarcado, procure uma em bom estado. Boa sorte.
Odenir
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Re: BMW 328I E36 vs 328i E46

Mensagempor bananabyte » 10 Dez 2014, 11:39

160mkm é a expectativa de vida natural dos discos de resina de um câmbio automático, não quer dizer que quebra a essa km!!

Eu tenho uma e36 com o 5hp18 que já está rondando os 170mkm e nem sinal de ter que trocar os discos ainda, só a primeira que não é mais tão empolgante como antes devido ao desgaste natural dos discos.
Quem quebra câmbio é motorista que não sabe usar carro com câmbio automático.

Pense que aos 160mkm vc já teria com certeza trocado de 2 a 3 jogos de embreagem, ou seja o custo de manutenção é equivalente.
O difícil no Brasil é conseguir uma boa oficina que faça o serviço direitinho sem lhe estuprar, lá fora neguinho faz esses câmbios até em casa, o que falta é a cultura no que diz respeito ao automático no brasil (porém está mudando, mas a cultura do estupro permanece!!kkk).

Se vc der uma embreagem pra trocar ou um câmbio mecânico para ajeitar nos EUA, além de mais caro o serviço, tem muita oficina que vai recusar fazê-lo.
Assim como o automático no Brasil.
[]´S
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Re: BMW 328I E36 vs 328i E46

Mensagempor LeatheryAgateBR » 10 Dez 2014, 16:57

Obrigado pelos comentários, cada vez eu fico mais feliz com a possível escolha da E36
Sou sortudo por ter uma oficina de importados muito perto de casa, e de confiança ( já apareceu até no canal do ADG hehehehe)
Sobre importar peças, eu já tenho as manhas para comprar no ebay (compro a 5 anos) é só conseguir o código das peças OEM em um site (já tem um post sobre isso no fórum)
Como eu sei que a 328I E36 está com o câmbio ZF ou o GM?
Qual é o melhor? O GM possui 4 marchas?
Acredito que se der problema no câmbio não fica algo muito caro não
Como é não saber usar o câmbio automático que você falou bananabyte, tenho medo de fazer alguma coisa errada sem querer hahahaha
Se fosse para pegar uma E46 seria a 320i pelo preço...
Mas a E36 já me serve muito bem
A partir de que preço uma E36 328I fica acima do normal ou melhor dizendo abusivo?
Obrigado à todos!!! :D
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Re: BMW 328I E36 vs 328i E46

Mensagempor bananabyte » 10 Dez 2014, 17:41

Basicamente:
1. não fique engrenado e desengrenando (N) marcha no sinal
2. ao dar ré, espere o carro estar totalmente parado para trocar de marcha (sentido)
3. nunca coloque o carro na banguela em uma descida,
4. se for subir uma ladeira muito íngreme use as marchas mais baixas, depois jogue em (D)
5. reboque o carro em uma plataforma, caso enguice.

São coisas bobas, mas que lhe poupam muitas apurrinhações futuras.

Visulamente, se não me engano, vc pode ver pela alavanca do câmbio, as com 5hp18 são 5 marchas e portanto a ordem é 234dnrp, as 4l30 é o esquama tradicinal 123dnrp.
Ou olha a etiqueta de metal na caixa debaixo do carro, caso seja 5hp18, sendo que se for verde usa óleo ATF se for preta usa fluido específico e "diz" a BMW que não precisa ser trocado!!!

Caso vc comprar o carro procure saber se o dono trocava o fluido da caixa automática, caso não consiga se informar, convém não arriscar a trocar o óleo e filtro, pois já vi acontecer de os discos dissolverem com o óleo novo, pois estavam tão contaminados devido a não troca que ao inserir o fluído novo, este agiu como solvente!!

Melhor usar até apresentar problema, se for etiqueta preta melhor nem mexer, a correr o risco dos mechânicos entendidos enfiarem fluido atf e ferrar tudo!!
[]´S
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Re: BMW 328I E36 vs 328i E46

Mensagempor LeatheryAgateBR » 10 Dez 2014, 19:06

Muito obrigado e parabéns, os textos estão bem construídos e com ótimo entendimento!!
Dei uma pesquisada e vi que o cambio da ZF vem nas E36 de 96 em diante, isso significa que ela é uma melhor transmissão (acho)
Caso eu ache uma bimmer E36 com o câmbio da GM, qual dos dois são melhor?
O GM costuma apresentar mais problemas e ''manutenção'' mais cara?
Sobre essa diferença no interior eu realmente percebi essa diferença na alavanca do câmbio
É uma pena que essa geração não tenha o sistema atual que a bmw tem (pela chave, tudo que foi alterado no carro hehehehe, isso é ótimo)
Realmente também li sobre a troca do óleo da transmissão, sobre o óleo ATF, devo trocar de quantos em quantos KM'S?
E se a transmissão vier com óleo ATF e ''nunca'' foi trocado, melhor fugir né?
Abraço
Obrigado à todos!
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Re: BMW 328I E36 vs 328i E46

Mensagempor bananabyte » 11 Dez 2014, 12:54

A manutenção do GM é mais barata que do ZF!

Qto a troca, como sou chato, de todos os carros que comprei novos eu trocava religiosamente a cada 40.000km, mesmo o fabricante recomendar as vzs 70.000km.

No caso da BMw, como é um carro usado, que não conhecia o histórico de manutenção, optei por não trocar e rodar até começar a apresentar os problemas naturais de desgaste, enquanto isso vou comprando os kits de reparo da cx, como discos, retentores, banner e filtro, já me preparando para essa hora derradeira.
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Re: BMW 328I E36 vs 328i E46

Mensagempor LeatheryAgateBR » 13 Dez 2014, 00:38

Muito obrigado pelas informações desse tópico, sanou muitas dúvidas, e vou de E36!
É uma pena carros desse ano não possuir as borboletas hahahaha
O zf com certeza vai ser uma evolução do GM pois é 5 marchas, e o GM 4
Já vou começar a garimpar as E36 da minha cidade xD
Obrigado à todos!
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Re: BMW 328I E36 vs 328i E46

Mensagempor fcm » 13 Dez 2014, 19:52

Muito bons posts do bananabyte!

Sobre os câmbios GM ou ZF, nas 325i além do citado, eram fornecidos modelos diferentes para cada mercado, as US-Spec(ou conhecidas como "americanas") usavam o GM enquanto as Euro-Spec usavam o ZF mesmo(então mesmo as 325i mais antigas tinham o automático de 5 marchas).

Não sei dizer sobre as 328i, pois mudaram muitas coisas nelas.

Mas uma coisa posso afirmar, tenho uma 328i e é um carro muito honesto mesmo, tudo tem seu preço e nas peças você nota isso, mas é também feito para durar e assim não tem como comparar com um carro qualquer. Eu só evitaria ter como único carro, pois acho a geração E36 muito boa para quem gosta de fazer os serviços no próprio carro, você consegue manuais de serviço como o Bentley e tem tutoriais para tudo, e oferta de peças é bem farta.

Dica: escolher um carro destes é essencialmente uma faca de 2 gumes dependendo da manutenção dos ex-donos. São carros resistentes, assim podem sofrer abusos que na sua mão podem custar caro. Comece avaliando como o ex-dono cuidou do arrefecimento(bomba, válvula termostática, capa dela, mangueiras, polia viscosa) pois nesse carro é o que há de possível problema se for descuidado, e todo dono que conhece o carro cuida disso em primeiro lugar. Se o cara não cuidou, possivelmente o resto esteja nas mesmas condições.

Abraços
fcm
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Re: BMW 328I E36 vs 328i E46

Mensagempor LeatheryAgateBR » 14 Dez 2014, 04:12

Concordo! os posts foram esclarecedores de fato!
Não sabia nas 325i! vejo que posso perceber a diferença pela alavanca do câmbio!
O intuito de possuir a 328i E36 é justamente por esse motivo! de ser um carro honesto, e além, um BMW, tração traseira
Sobre as peças, com certeza, até hoje, a bmw prioriza por ter essa diferença, peças com valores um tanto quanto salgados, mas de alta durabilidade, por se tratar de peças importadas!
Tenho facilidade de importar peças pelo ebay, então melhora ainda mais!
Além de tudo, esse carro é minha cara amo fazer o Do it yourself!
Sobre a procedência do carro, felizmente, isso não é segredo para ninguém, a não ser que seja um tanque de guerra ahahahah
Antes de comprar o carro, pretendo levar-lo em uma empresa de usados, que faz um check-in sobre toda a procedência e histórico do carro (até todos os donos)
Sobre chassis, motor, e etc! mas nada aprofundado...
De fato é importante notar o cuidado no motor e no carro, isso pode mostrar que tivemos um bom antigo dono
Sobre o câmbio automático, eu só posso puxar o freio-de-mão quando ele estiver no P não é?
E se a sua 328i for automática, pode me falar o consumo dela?
Obrigado à todos!!!
LeatheryAgateBR
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