Válvula do ar quente (Resolvido)

Sessão destinada a Série 3

Válvula do ar quente (Resolvido)

Mensagempor bimmer_ande » 03 Ago 2014, 12:20

Resolvi me cadastrar nesse fórum com o intuito de ajudar os proprietários de bmw 325i. Vamos direto ao assunto. Sou o feliz proprietario de bmw 325i, e36, 1994. Bom, tive o seguinte problema, a água do radiador de tempos em tempos, evaporava, tendo que repor com bastante frequência, tipo a cada 3 meses ou 3000 km. Tinha outro problema o habitáculo sempre estava quente na altura dos pés, independente se ligasse o ar quente estava desligado. Enfim, como não dispunha de mão de obra especializada ( Um dos grandes problemas dos proprietário de bmw), após intensa pesquisa e procura no sites e fóruns relacionados a bmw, passei a entender como funcionava o sistema de ar quente. Bem como o acionamento da válvula do ar quente é feito através de duas solenoides que distribui o ar quente para o lado do motorista e passageiro.

A primeira coisa a fazer foi verificar a válvula do ar quente, para ter acesso, ao componente, é necessário retirar o coletor de admissão. Apos retirá-la do motor,
constatei alguns problemas. Ao abrir a válvula, observei que os diafragmas de borracha estava bem deteriorados, praticamente rasgados, e ao testar a parte elétrica da válvula constatei que uma das solenoides não apresentava resistência elétrica, ou seja a corrente não circulava, não acionando a válvula solenoide que obstruía a entrada de água quente.
O primeiro passo foi tentar remover a bobinas da solenoides, mas ambas estavam "coladas" na carcaça da solenoides. Ao remove-la a bobina simplesmente se partiu, formando um emaranhado de fio de cobre. E os diafragmas de borracha todos bem danificados.
Bom, então estava diante de um grande problema, como solucionar o problema da válvula do ar quente. Então a solução mais logica e rápida era comprar uma nova válvula.
Fui tentar comprar a válvula. Não encontrei tal peça no mercado livre, mas no ebay, e no pelican parts achei por U$$ 200 nova. levando em conta conversão do dólar, frete, tarifas alfandegárias, o preço final sairia aproximadamente em R$ 1.000,00.
Imediatamente, analisei a válvula e verifiquei que a parte de plastico por onde passa a agua quente, não apresentava sinais de ressecamento. Então fui ao primeiro passo, recuperar o acionamento eletrico da valvula. Como fiz isso?
- Observei que o Ford Fiesta e Ká, tinham bobina semelhantes, as da bmw. Comprei duas válvulas de ar quente do ford fiesta, as desmontei, retirei as bobinas e troquei os capacitores da válvula do ar quente da bmw. Montei as bobinas nas carcaças, fiz as ligações da bobina no interruptor da válvula do ar quente da bmw. Fiz o teste elétrico, funcionando com absoluta precisão.
- Segunda parte, foi reconstruir os diafragmas, usei silicone de alta temperatura preto, para moldar o diafragma usei uma tampinha daquelas para colocar no pés dos moveis, com diâmetro interno de 15 mm e rosca de mangueira de água e retentores de borracha. Encaixei a rosca de mangueira na tampinha. Colei com cola de pvc para que a tampinha não desencaixasse da rosca, durante o molde. Apos secagem, passei graxa, bem pouca, no interior da tampinha e da rosca, em seguida coloquei o silicone, usei o retentor de cobre da válvula do ar quente e um caninho de cobre, imergindo ambos no silicone. Para terminar coloquei o retentor de borracha sobre o silicone. Deixei secar ao ar livre por dois ou três dias. Depois retirei a tampinha da rosca, retirando em seguida o diafragma. (Só lembrando fiz dois diafragmas de silicone) Em seguida, montei o diafragma na válvula do ar quente com as hastes, encaixei as carcaças com as bobinas. Fechei montado a válvula do ar quente.
- Peça montada, liguei os mangueiras na válvula do ar quente. Ao ligar o motor, não vi nenhum vazamento durante o funcionamento. Até agora o carro rodou 1100 km, sem problemas de vazamento de água do radiador bem como cessaram os problemas do esquentar o habitáculo com o ar quente.

Deixo claro aos leitores, que não fiz uma "gambiarra". Com conhecimento técnico e muita pesquisa, houve a necessidade de uma adaptação, devido não haver no mercado nacional, peças de reposição. Problemas estes que muitos proprietários de bmw encontram e utilizo o fórum para ajudá-los. Caso tente fazer o reparo é por conta e risco de cada um. Não me responsabilizo por quaisquer erros de montagem ou procedimento.
bimmer_ande
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 10
Registrado em: 03 Ago 2014, 10:34
Modelo:

Re: Válvula do ar quente (Resolvido)

Mensagempor Marcougo » 04 Ago 2014, 20:20

Oi,

É possível comprar pelo ebay o kit de reparo da válvula de ar quente, neste kit vem as borrachas, os pinos e parece que as molas.

Abcs.
Marcougo
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 37
Registrado em: 04 Set 2013, 17:11
Modelo:

Re: Válvula do ar quente (Resolvido)

Mensagempor jeronymomcamargo » 05 Jul 2017, 12:40

Boa tarde amigo. Tem o link do ebay onde posso comprar o kit de reparo da válvula? Ou então as palavras chave para pesquisar no ebay. Obrigado
jeronymomcamargo
Novato
Novato
 
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Jul 2017, 12:38
Modelo:
Localização:


Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 51 visitantes